sábado, 22 de janeiro de 2011

22 de janeiro

22 de janeiro


1892 –Começa em Corumbá rebelião militar contra governo estadual



Sob o comando do coronel João da Silva Barbosa (foto), do 7º. Distrito Militar de Mato Grosso, com sede em Corumbá, é deflagrado na cidade branca o movimento militar, visando a deposição do presidente Manuel José Murtinho. O golpe fora tramado no Rio de Janeiro pelo general Antonio Maria Coelho, herói da Guerra do Paraguai e primeiro governante estadual do período republicano, e teve apoio do deputado Caetano Albuquerque e seu sobrinho, oficial do Exército, Aníbal da Mota, que servia em Corumbá.
 
O registro é do historiador Lécio Gomes de Souza:


A 22 de janeiro de 1892 deflagrava a intentona em Corumbá, com a deposição do intendente do município, Salvador Augusto Moreira, substituído pelo tenente Manuel José Brandão. Formou-se uma junta governativa para a presidência do Estado, constituída pelo comandante M. A. de Castro Meneses, do Arsenal de Ladário, A. Roberto Vasconcelos, inspetor da Alfândega, e major Aníbal da Mota. Percebendo os rumos que tomavam os acontecimentos, revestidos claramente de caráter sedicioso, absteve-se Castro Meneses de participar, sendo por Antônio J. da Rocha e Generoso Nunes Nogueira substituído.


Em 1° de fevereiro, com a adesão de militares e políticos de Cuiabá, a junta destitui o governador Manoel Murtinho e assume o poder no Estado.                                         

FONTE: Lécio Gomes de Souza, História de Corumbá, edição do autor, Corumbá, sd, página 75.




22 de janeiro

1918 – Dom Aquino assume o governo de Mato Grosso




Consequência de amplo acordo entre situação e oposição, depois da Caetanada, que resultou na renúncia do presidente Caetano Manoel de Faria e Albuquerque e na intervenção federal que durou um ano, assume o governo, o bispo de Cuiabá, Dom Francisco de Aquino Correa, no que foi chamado de governo da conciliação.¹

O Matto-Grosso, principal órgão da imprensa no Estado, publicou reportagem completa sobre o dia da posse do novo presidente:



Desde o alvorecer da manhã de 22,apenas se teve aviso da passagem da lancha Iguatemi em S. Antonio do Rio Abaixo, toda a Cuiabá se pôs em preparativos para receber carinhosamente D. Aquino, sabedores como eram todos de que S. Exa. Para aqui se encaminhava a bordo daquela embarcação.



As comissões incumbidas de irem ao encontro do querido eleito do povo mato-grossense puseram-se em ação, e às 9 ½ descia o Cuiabá a lancha 13 de Junho da Secretaria da Agricultura, levando a seu bordo a comissão central encarregada da recepção a D. Aquino, composta dos srs. Capitão tenente Paes de Oliveira, coronéis João Celestino, Gurgel do Amaral, Manoel Moreira, drs. Campos Junior e Geonísio de Mendonça, representantes do interventor federal; D. Antonio Malan por si, e padres Batista Couturon e Colbachini representando a Congregação Salesiana do Estado.

A bordo da “Rosa Bororo” desceu o coronel Alexandre Addor, intendente geral do município, acompanhado de diversos cidadãos da elite cuiabana, dentre eles o capitão Romão da Silva Pereira, representante da guarnição federal desta cidade.

Assim organizada a embaixada que ia ao encontro de D. Aquino, seguiu improvisada flotilha até um pouco abaixo do Poço Grande onde foi encontrada a Iguatemi que sulcava, garbosamente embandeirada as águas barrentas do Cuiabá.

Passando daí em diante a acompanha-la os transportes que tinham ido ao seu encontro, seguiram-na até a usina do sr. Joaquim Martins, onde as diversas comissões daqui enviadas transbordaram para o Iguatemi, apresentando então a D. Aquino as boas-vindas  e votos de felicidade pelo seu governo.,

Prosseguindo os itinerantes em demanda da cidade, aqui desembarcaram por volta de meio dia, sendo D. Aquino alvo das mais estrepitosas palmas ao pisar na terra cuiabana.

Ao desembarcar em companhia do dr. Camilo Soares, que o fora trazer a bordo da Iguatemi, foi saudado pelo cel. Alexandre Magno Addor que em nome do governo municipal apresentou boas vindas à S. Exa.

Do seio do povo dirigiu a palavra ao recém vindo, o sr. Tomé Ribeiro.

O CORTEJO

Depois de recebidos por D. Aquino os cumprimentos de diversos representantes dos partidos políticos do Estado, de congregações religiosas e da imprensa, organizou-se imponente cortejo que respeitosoe vivamente possuído de entusiasmo, acompanhou S.Exa. em demanda da residência oficial.

Ao passar o virtuoso prelado em frente a a igreja de S. Gonçalo, de uma tribuna ali improvisada, saudou-o um inteligente aluno do Liceu Salesiano, sendo logo substituído pelo delegado da sociedade de S. Luiz Gonzaga que apresentou em nome de seus consócios votos auspiciosos de boas vindas a Dom Aquino.

Em sinal de estima para com este futuroso rebento da estirpe cuiabana, discursou também enaltecendo-lhes as virtudes morais e cívicas e augurando dias venturosos no seu governo a gentil senhorita Alda de Oliveira.

Falou por último, abundando nos mesmos conceitos dos oradores que o precederam o sr. João Nunes.

Continuando seu caminho o préstito cívico teve que parar novamente à praça da República para ouvir o ilustre dr. José Mesquita, que ali pronunciou um substancioso discurso, saudando o presidente eleito em nome do povo mato-grossense.

Abafadas pelas mais estrepitosas palmas as últimas palavras do orador, o préstito que cada vez mais se avolumara atravessou por entre duas alas formadas pelas alunas de todas as escolas e colégios públicos e particulares de Cuiabá, tendo D. Aquino feito o trajeto da República até ao palacete de sua nova residência, debaixo de uma verdadeira chuva de flores que lhe arremessava a petizada vivaz de nossas escolas.

NA RESIDÊNCIA PRESIDENCIAL

Chegando D. Aquino Correa no palacete da rua Pedro Celestino onde está residindo, aí saudou-o pela Assembleia Legislativa o sr. desembargador Trigo de Loureiro que em nome da corporação política a que pertence, hipotecou ao governo que se ia iniciar, todo o apoio e colaboração do poder legislativo estadual.

DOM AQUINO FALA AO POVO DE CUIABÁ
Depois de ouvida atentamente a palavra do representante da Assembleia Legislativa, ficou a multidão que concorrera às festas da recepção a D. Aquino, sôfrega por ouvir-lhe a palavra sempre fluente e a frase sempre burilada.

S. Exa. Começou o seu discurso por agradecer nominalmente a todos os que o haviam saudado ao chegar a esta cidade, em nome individual ou por mandato e terminou por agradecer em palavras repassadas de gratidão e sinceridade o carinho com que vinha sendo distinguido.

Na sua bondade em tudo revelada, não esqueceu nem mesmo o concurso prestado pelos selvícolas à sua brilhante recepção.

Perorando acentuou o desprendimento dos partidos políticos do Estado aceitando a sua candidatura à Presidência, para se firmar um regime de paz e de concórdia, e enalteceu a colaboração dos drs. Wenceslau Brás e Camilo Soares, pela vitória desta primeira etapa na política de Mato Grosso.

As últimas palavras de S.Exa. foram acompanhadas dos mais expressivos aplausos, findos os quais dispersou-se a massa popular

O COMPROMISSO DO PRESIDENTE ELEITO E DOS SEUS SUBSTITUTOS LEGAIS

Às 17 horas penetrou no edifício onde funciona a Assembleia Legislativa, que estava reunida em sessão. S.Exa. D. Aquino Correa, que foi ali recebido pelos deputados: drs. Eurindo Neves, Rangel Torres e cel. Pilades Rebuá, que o levaram a tomar assento à esquerda do presidente da Assembleia, o vice em exercício, cel. Faria Albernaz.

Para o fim de prestar o compromisso do cargo de 1° vice-presidente do Estado, compareceu ao passo da Assembleia o dr. Antonio Ferrari, bem como o capitão Paes de Oliveira, para fazê-lo ao de 3°.

Prestado por S.Exa. D. Aquino o compromisso e pelos seus substitutos constitucionais já referidos, ouviu-se demorada salva de palmas, logo que o presidente da Assembleia proclamou empossados os cidadãos compromissados.

Ao se retirar D. Aquino do edifício da Assembleia, fora como acontecera ao penetrar ali, recebido com as continências de estilo, prestadas por uma companhia do 1° Batalhão da Força Pública, comandada pelo cap.Benedito Augusto de Carvalho e pelo esquadrão de cavalaria.

Tanto na ida como em seu regresso teve uma concorrência numerosíssima no seu acompanhamento.

NO PALÁCIO DO GOVERNO

De volta da Assembleia D. Aquino se dirigiu ao palácio do Governo onde foi recebido pelo dr.Camilo Soares e seus auxiliares.

Este, na qualidade de interventor federal, leu perante S. Exa. uma exposição de sua gestão no período em que aqui desempenhou funções governamentais e terminou por apresentar a D. Aquino Correa, votos de felicidade pelo seu governo.

Respondendo S. Exa. às palavras do dr. Camilo Soares, disse que o seu programa de governo podia se reduzir a esta trilogia: paz, economia e trabalho..

Referindo-se à primeira das facetas do plano traçado, disse, precisamos ter uma paz generalizada e completa, isto é, mantê-la entre o Estado e os poderes centrais da República+, cultivá-la entre si os poderes constituídos do Estado, e procurarem-na de modo eficiente os partidos políticos, conservando-se mesmo cada um em seu posto e independente de fusão.

S. Exa. encareceu depois as conveniências de rigorosa economia em seu governo para o que disse muito contar com o poder legislativo, e, por último apelou para todas as forças vitais do Estado, para, sob os auspícios da concórdia, da economia e do trabalho promovermos o progresso e o engrandecimento de Mato Grosso.

Retirando-se S. Exa.do palácio do Governo, sendo-lhe prestadas as continências da pragmática, dirigiu-se à sua residência acompanhado de crescido número de autoridades e amigos.²
 


FONTE: ¹Rubens de Mendonça, História do Poder Legislativo de Mato Grosso (volume I), Assembleia Legislativa, Cuiabá, 1967, Página 111. ²O Matto-Grosso, (Cuiabá) 24 de janeiro de 1918.
 
 


22 de janeiro

1936 - Empossado o primeiro prefeito de Dourados

Pioneiros da emancipação  de Dourados. Em pé: Raul Muzzi, Feliciano
Vieira Benedetti, Atilio Torraca, Luiz A.Leão, Esthon Marques, João Vicente

Ferreira (o primeiro prefeito), João Cândido Câmara, Marcos Fioravante,

 José Fernandes Júnior eAlberto Fernandes de Carvalho. 

Sentados: Mandacaru de Araujo, Firminio Vieira de Matos, Waldomiro Correa

(representante do Governador),  Onofre de Matos Pereira, Francisco de Matos

Pereira e José de Matos Pereira (Juca Matos) 

Criado em 20 de dezembro de 1935, por ato do governador Mário Correa, é oficialmente instalado o município de Dourados, com a posse de seu primeiro prefeito, o coronel João Vicente Ferreira, conforme ata a seguir:

Aos vinte e dois dias do mês de janeiro do ano de mil novecentos e trinta e seis pelas vinte horas, nesta Vila de Dourados, na sala digo, numa das salas da casa designada para a Prefeitura, reunidos o Presidente e Membro do Diretório Coligado cidadãos Cel. Firmino Vieira de Matos, Cel. João Vicente Ferreira, Coronel João Rosa Goes, Doutor Nelson de Araújo, Major Onofre de Matos, Major Luiz Alves Leite, Capitão Apulcro Viana e João Cândido da Câmara; secretário do referido Diretório; perante grande assistência em que se contavam o Capitão Feliciano Vieira Beneditti, representante do Ilustríssimo Senhor Waldomiro Correa digníssimo Chefe de Polícia deste Estado, Coronel Álvaro Brandão representante do Diretório Evolucionista do Município de Ponta Porã, Coronel Manoel Ferreira de Lima Prefeito do Município de Maracaju, Senhores Rafael Perez Filho e Clovis Ferreira Azambuja do Diretório Evolucionista de Maracaju, Senhor Lírio Borges prefeito do Município de Entre-Rios, Coronel Antonio Alves Correa Presidente do Diretorio Coligado e Tenente Francisco Fernandes dos Santos Delegado de Polícia do referido Município, Doutor Izidro Francisco Varella e senhores José Alves Marcondes, Domingos Alves Marcondes, Antonio Cândido e João Gonzaga representantes do Distrito de Paz de Vista Alegre; Capitão Antonio Ignácio Teixeira representante do Sub-Diretório Evolucionista do Distrito de Paz de Santa Luzia, e grande número de senhoras senhoritas e cidadãos que comigo assinam esta ata; pelo senhor Coronel Firminio Vieira de Matos foi instalado este Município criado pelo Ilm° Senhor Doutor Mario Correa da Costa por decreto n° 30 de 23 de Dezembro de 1935.

Após a referida instalação o senhor Coronel Firminio Vieira de Matos deu posse ao senhor Prefeito Coronel João Vicente Ferreira nomeado por ato n° 734 de 24 de Dezembro de 1935.

O que para constar mandou o senhor Presidente lavrar a presente ata, que vai por todos assinada.

FONTE: Marli Carvalho Owens, Mattos A Saga de uma Família, edição da autora, Dourados, 2000, página 51.


22 de janeiro

1940 - Inaugurado busto de Antonio João em Bela Vista

Foi inaugurado no pátio do quartel do 10° Regimento de Cavalaria o monumento em memória do tenente Antonio João, mandado erigir pelo Exército, em homenagem ao herói brasileiro. A solenidade, presidida pelo general comandante da 9a. Região Militar, de Campo Grande, obedeceu ao seguinte programa:

1) Entrega ao Regimento de uma bandeira nacional, oferecida pelo povo.

2) - Inauguração do busto do tenente Antonio João Ribeiro, no altar do regimento.

3) - Apresentação da bandeira nacional e do estandarte do regimento aos recrutas.

4) - Desfile em homenagem às autoridades.

5) - Inauguração do retrato de Pedro Rufino no salão nobre do Regimento.

6) - Aperitivo e banquete oferecido ao comandante da região e aos representantes da guarnição.

À tarde provas esportivas.

À noite, baile e entrega de lembranças pelo comandante do Regimento, major José de Oliveira Monteiro, aos oficiais do regimento e aos representantes de guarnição.

FONTE: O Estado de Mato Grosso (Cuiabá), 18 de fevereiro de 1940.



22 de janeiro

1971 – Instalada a Base Aérea de Campo Grande





É oficialmente instalada a Base Aérea de Campo Grande. O ato é acompanhado pelo jornalista J. Barbosa Rodrigues:

As 9 horas da manhã foi oficiada, pelo Bispo D. Antônio Barbosa, missa campal, com a presença do General de Divisão Plínio Pitaluga, comandante interino da 9ª. RM, do prefeito Dr. Antônio Mendes Canale e do presidente da Câmara de Vereadores, Dr. David Balaniuc. Em seguida ao festivo ato religioso, os presentes encaminharam-se para o aeroporto, onde recepcionaram o Ten. Brigadeiro Manoel José Vinhaes, representante do Sr. Ministro da Aeronáutica. Vários saltos de paraquedistas, de uma altura de 3.000 metros foram então realizados, seguidos de demonstração de vôo efetuada pela Esquadrilha da Fumaça. Com a instalação, o Cel. Agustinho Perlingeiro Perissé, assumiu o comando da Base, que vinha sendo ocupado pelo Major Salvo Bernardes.


FONTE: J. Barbosa Rodrigues, História de Campo Grande, edição do autor, Campo Grande, 1980. Página 145.


FOTO: Folha Militar Online.


Nenhum comentário:

OBISPO MAIS FAMOSO DE MATO GROSSO

  22 de janeiro 1918 – Dom Aquino assume o governo do Estado Consequência de amplo acordo entre situação e oposição, depois da Caetanada, qu...