sábado, 19 de fevereiro de 2011

11 de junho

11 de junho


1867Retirantes de Laguna chegam a porto Canuto


Paisagem do rio Aquidauana em desenho de Taunay



Depois de cinco dias de marcha, desde a saída em Nioaque, sempre fustigados pela cavalaria inimiga, os expedicionários brasileiros finalmente chegam à margem esquerda do rio Aquidauana, termo da retirada de Laguna. O momento é registrado por Taunay:

A 11 chegamos ao porto do Canuto à margem esquerda do rio Aquidauana. Tal o último trecho de nossa penosa retirada. Ali findou o nosso doloroso itinerário que, como expiação de nossas temeridades, nos fizera curtir tantas misérias quantas pode o homem suportar sem sucumbir. No Canuto nos despojamos dos miseráveis andrajos que nos cobriam, libertando-nos, afinal, da mais horrível sevandija e dos parasitos do campo, que, perfurando a pele, nela produzem dolorosas úlceras. Oferecia-nos o rio magnífico ensejo para nossas abluções. Todas estas paragens podem ser chamadas: a terra das águas belas.


Segundo ele, no dia da invasão do território paraguaio, “em abril de 1867, era o efetivo da coluna de 1680 soldados. A 11 de junho reduzira-se a 700 combatentes. Perderamos pois 980 soldados pela cólera e o fogo. Morreram além disto grande número de índios, mulheres e homens negociantes ou camaradas que haviam acompanhado a marcha agressiva do nosso corpo”.


A campanha seria oficialmente encerrada no dia seguinte, 12 de junho de 1867.



FONTE: Taunay, A retirada da Laguna, 14a. edição, Edições Melhoramentos, SP, 1942, página 137.




11 de junho

1911 - Instalada a comarca de Bela Vista


Criada pela lei n° 549, de 20 de julho de 1910, foi instalada a comarca de Bela Vista. Tomou posse como primeiro juiz de direito, o dr. Augusto Cavalcanti de Mello, que designou promotor de justiça ao cidadão Fernando de Vasconcelos.

FONTE: Sydney Nunes Leite, Bela Vista - uma viagem ao passado, edição do autor, Bela Vista, 1995, página 38

Nenhum comentário:

OBISPO MAIS FAMOSO DE MATO GROSSO

  22 de janeiro 1918 – Dom Aquino assume o governo do Estado Consequência de amplo acordo entre situação e oposição, depois da Caetanada, qu...