quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Corumbá elevada à condição cidade

15 de novembro

1878 - Corumbá elevada à condição cidade




Pela lei n° 525, Corumbá recebe os foros de cidade. "O aspecto urbano era então - constata o historiador - o mais agradável: ruas largas, bem alinhadas, boas construções, comércio ativo e o porto com desusado movimento, nele fundeando vapores das mais variadas bandeiras, conferindo-lhe ar festivo e colorido. Chegavam mercadorias dos mais longínquos empórios, Havre, Paris, Londres, Sounthampton, Amsterdan, Lisboa, Gênova, e dele saiam os produtos da terra, peles, ipeca, charque, penas, etc. Aí se processava o transbordo para as embarcações menores destinadas a Cuiabá, Cáceres, Miranda, Coxim e escalas."

FONTE: Lécio Gomes de Souza, História de Corumbá, edição do autor, Corumbá, sd, página 70.

14 de novembro

14 de novembro

1953 – Ferrovia chega a Santa Cruz de la Sierra

Transposto o Rio Grande em uma ponte provisória de madeira, com 361 metros de comprimento, chega finalmente a Santa Cruz de la Sierra, a ferrovia Brasil-Bolívia. A via férrea foi entregue ao tráfego em 1955 com as composições de carga e passageiros partindo em determinados dias das semana de Corumbá e de Santa Cruz.

Resultado de compromisso assumido em 1928, perante a Bolívia de estender os trilhos da NOB até Santa Cruz, a  9 de novembro de 1938 chegava a Corumbá a comissão encarregada pelos dois governos de iniciar as obras, sob a chefia dos engenheiros Luis Alberto Whately, da parte do Brasil, e Juan Rivero Torres, da boliviana. De imediato atacados, os trabalhos morosamente arrastaram-se pelos anos a fora, em virtude dos obsoletos processos ainda em voga, na execução do projeto aprovado, que visava, ademais, a ligação do litoral atlântico ao pacífico, através da linha Santa Cruz – Yacuíba – Salta – Antofagasta.

A Comissão Mista Brasil-Bolívia, órgão diretor, instalou-se em Corumbá com escritórios, almoxarifados, serviços médicos, etc., com destacada atuação durante o período, do início ao término das obras.


A estrada tem extensão de 651 quilômetros, atravessando no primeiro trecho, terrenos baixos, por vezes pantanosos, para depois alcançar, a partir de El Carmen, os aclives da serra de Santiago. Dado o acentuado número de acidentes, a ferrovia ficou conhecida como trem da morte.

FONTE: Lécio G. de Souza, História de Corumbá, edição do autor, Corumbá, sd, página 107 

IMAGEM: oblogferroviario.blogspot.com

Solidariedade: carta de Pedro Celestino a Arlindo de Andrade

14 de novembro

1923 - Solidariedade: carta de Pedro Celestino a Arlindo de Andrade

Arlindo de Andrade, Pedro Celestino e Oliveira Neto, em Campo Grande


Intendente geral de Campo Grande, Arlindo de Andrade tem sua casa metralhada por uma escolta comandada pelo então 1° tenente Filinto Müller, a mando do coronel Paiva Meira, que empenhado em “por cobro às violências e crimes da cidade cometeu certas arbitrariedades.” No caso do chefe do executivo campograndense, a alegação para o ato de truculência foi a denúncia infundada de que Andrade protegia um bandido, com quem tivera relações profissionais como advogado. Atitude revoltante, a ocorrência teve repercussão inclusive na capital do Estado, de onde o presidente Pedro Celestino enviou-lhe a seguinte carta:


“Respondo sua apreciada carta de primeiro do mês passado e é com vivo prazer que me congratulo com meus amigos do município pelo restabelecimento da ordem e garantias, aí perturbadas pelo desvairamento do cel. Paiva Meira. Foi uma situação vexatória que passou, causando muitas contrariedades a demora da solução, felizmente reparadora dos males causados pela integridade e critério do general Nepomuceno que, estou certo, restaurará a reciprocidade de prestígio e de apoio de que necessitam as autoridades para o bom desempenho da respectiva função social. Muito confio na ação patriótica desse ilustre general colaborando na esfera das suas atribuições com o governo do Estado para a prosperidade desta unidade do país ainda tão carecedora de elementos com que possa, só por si, prover todas necessidades administrativas, principalmente no que diz respeito à ordem nos municípios do sul, todos eles reclamando maior contingente e mais eficiência da força pública, o que o governo não tem podido atender devido a escassez de recursos, de pessoal idôneo e às distâncias que separam essas circunscrições. Evolue, porém, o Estado se bem que lentamente de modo a podermos esperar melhores dias em que essas falhas desapareçam com a consolidação política conciliadora e afastamento das lutas partidárias, objetivos que me esforço por firmar.


"Muito agradeço seu bonito e excelente trabalho para o líder da prosperidade dos municípios do Estado, posição essa para a qual tem o meu amigo concorrido com entusiasmo e operosidade, colocando Campo Grande em destaque saliente. Sinto não dispor o governo de recursos e de aparelho administrativo suficientes para suprir com outros municípios as deficiências de esforços e de iniciativas para sua rápida evolução. O exemplo, porém, de Campo Grande e Corumbá estimulará, espero, suas influências locais.” 

FONTE: Paulo Coelho Machado, Arlindo de Andrade, o primeiro juiz de direito de Campo Grande, Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, página 47



07 de novembro

07 de novembro
 
1936 – Nasce em Três Lagoas, Ramez Tebet






Filho de Taufic e Angelina Tebet, nasce em Três Lagoas, Ramez Tebet. Fez seus primeiros estudos em Lins e o curso de Direito no Rio de Janeiro, onde iniciou seu longo aprendizado político, como militante da Associação Mato-grossense de Estudantes. Advogado criminalista e promotor, ingressou na política como prefeito nomeado de Três Lagoas. Elegeu-se pela primeira vez em 1978, pela Arena, deputado estadual constituinte, vindo a assumir a função de relator geral de primeira Constituição do Estado de Mato Grosso do Sul. Em 1982 é eleito vice-governador, na chapa do PMDB, assumindo o governo em 1986, com a desincompatibilização do titular, Wilson Martins, que deixou o cargo para ser candidato a senador. Em 1990 vence a eleição para o Senado, onde foi relator do Projeto Sivam, presidente da CPI do Judiciário e do Conselho de Ética do Senado. Em 2001 é nomeado pelo presidente Fernando Henrique, ministro da Integração Nacional, cargo que exerce por pouco tempo, deixando-o para assumir a presidência do Senado. Em 2002 reelege-se com expressiva votação para o Senado. Foi presidente da Comissão de Asssuntos Econômicos. Faleceu de câncer em Campo Grande em 17 de novembro de 2006.




FOTO: extraída do livro Simplesmente Ramez Tebet, de Castilho Coaraci

7 de novembro



07 de novembro

1882- Índio lidera fuga de escravos em Coxim

Capitaneados por um índio chiquitano de nome André, fugiram da Fazenda Santa Luzia, em Coxim (São José de Herculânia) nove escravos, sendo 5 homens e quatro mulheres. O alarme foi dado pelo coronel Antonio Luiz da Silva Albuquerque, chefe político do distrito, em anúncio publicado num jornal de Corumbá:




FONTE: jornal O Iniciador (Corumbá) 31 de dezembro de 1882.



07 de novembro

1911 – Morre no Rio, Generoso Ponce






Aos 58 anos falece no exercício do mandato de deputado federal, Generoso Ponce, o político de maior influência e prestígio em Mato Grosso nas três primeiras décadas da República. Nasceu em Cuiabá e começou a militar na política, ainda no Império, como membro do partido liberal. Com a proclamação da República, aderiu ao novo regime, elegendo-se deputado constituinte e vice-presidente do Estado, no governo de Manoel Murtinho.

Em 1892 chefiou a contra-revolução aos seguidores do general Antônio Maria Coelho, devolvendo o governo a Manoel Murtinho, deposto num golpe militar, chefiado pelo coronel Barbosa, de Corumbá.


Em 1894 elege-se senador, cargo que ocupou até 1902. Em 1906 comandou, a partir de Corumbá, onde estava residindo e estabelecido como comerciante, a rebelião que derrubou Totó Paes do governo. Em 1907 assume a presidência do Estado, quando por motivo de doença, renunciou em favor de seu primeiro-vice, Pedro Celestino Correa da Costa, sendo eleito deputado federal. 


FONTE: Estevão de Mendonça, Datas Matogrossenses, (2ª edição) Governo de Mato Grosso, Cuiabá, 1973, 245




07 de novembro

1921 – Calógeras em Campo Grande




Chega à cidade, em sua viagem de inspeção às guarnições do Exército em         Mato Grosso, o ministro da guerra, dr. João Pandiá Calógeras. O evento foi registrado pelo Correio do Estado (de Cuiabá):

Campo Grande,8 - Acompanhado de sua comitiva, constituída dos srs. generais Celestino Bastos, chefe do Estado Maior do Exército e Cândido Rondon, major Egídio Costa Silva e Teixeira Freitas, capitão Rogaciano Mendes e vários outros militares, drs. Paulo Moraes Barros e família, Jorge Moraes Barros, ambos da "Sociedade Rural Brasileira, Primitivo Moacir, redator dos debates da Câmara Federal, Júlio de Mesquita, diretor do "Estado de S. Paulo", chegou ontem aqui, com sua exma. família, às 11 horas, o dr. Pandiá Calógeras, Ministro da Guerra, que foi recebido por toda a população da cidade, na estação da Noroeste, em cuja esplanada estava estendida a guarnição militar.

Prestadas as continências do estilo, foi o ministro Calógeras conduzido até a Câmara Municipal, atravessando as principais ruas. A Câmara reunida em sessão solene, recebeu o ilustre titular da Guerra tendo o engenheiro Arnaldo Estevão de Figueiredo,presidente daquela corporação, saudado o ministro, respondendo este fazendo previsões sobre a futura grandeza do Estado e especialmente de Corumbá, como entreposto internacional, explicando ainda os motivos que determinaram a mudança da circunscrição para aqui. Após muitas orações foi solenemente inaugurada a denominação da nova Rua Calógeras, antiga "Santo Antonio". Nesta ocasião foram muito ovacionados os presidentes da República e do Estado, o Ministro da Guerra e os generais da comitiva.

Tomada a refeição no palacete de residência do sr. Vespasiano Martins, partiram às duas horas o ministro e comitiva em visita aos quarteis velhos da guarnição, enfermaria e quartel da polícia, tendo recebido dessas visitas penosíssima impressão. Depois percorreu em automóveis várias partes da cidade. Às 4 horas da tarde, houve a cerimônia de lançamento da pedra fundamental dos novos quarteis e do Hospital Militar. O general Rondon saudou o Presidente da República e o general Celestino Bastos saudou o ministro Calógeras. Este agradeceu saudando os oficiais superiores do Exército, entre aclamações ruidosas dos populares. Ao regressar fizeram refeição no referido palacete. Visitaram em seguida a invernada militar e à noite, acompanhado do intendente municipal, dr. Arlindo de Andrade, do juiz de direito, dr. Silva Coelho, coroneis Alves Quito, Antero Barros, dr. Miguel Melo, Mário Monteiro, Gavião Gonzaga, César Galvão, Vespasiano Martins e outras pessoas gradas, foi o ministro conduzido ao cinema Central afim de assistir o espetáculo de gala, que terminou cerca de meia noite.

Hoje às 10 horas seguiram para a fazenda do "Capão Bonito", da Brazil Land, onde o superintendente James Barr fará proceder um rodeio de gado de raça, oferecendo ao ministro magnífico cavalo crioulo. O fazendeiro Clemente Pereira fará também em sua fazenda rodeios que serão assistidos pelo ministro.

Amanhã s. exa. prosseguirá viagem para Ponta Porã, em automóvel.¹

Primeiro ministro civil do Exército no regime republicano, Calógeras foi responsável pela total modernização militar do Brasil, com visível interesse pela região da fronteira. Em 9 de setembro de 1928, antes de deixar Campo Grande, teve seu busto levantando na praça da Liberdade (hoje Ari Coelho).² 


FONTE: ¹Jornal Correio do Estado (de Corumbá), 11 de setembro de 1921; ²J. Barbosa Rodrigues, História de Campo Grande, Edição do autor, Campo Grande, 1980, página 135



OBISPO MAIS FAMOSO DE MATO GROSSO

  22 de janeiro 1918 – Dom Aquino assume o governo do Estado Consequência de amplo acordo entre situação e oposição, depois da Caetanada, qu...