segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

17 de fevereiro

17 de fevereiro

1787 - Nasce em Portugal, Luiz D’Alencourt, comandante do Forte de Coimbra






Nascido em 1787 em Oeiras, Portugal, Luiz D'Alencourt, seguiu a carreira das armas. Assentando praça na Brigada Real, em 1799, daí se transferiu para o Regimento de Artilharia de Lisboa e deste para o Rio de Janeiro em 1809, onde fez o curso da antiga Academia Militar.

Capitão-engenheiro, em Mato Grosso exerceu importantes funções, entre elas o de membro da Junta Governativa Provisória de Cuiabá, no período da independência e comandante do Forte de Coimbra. Entre seus trabalhos, estão os mais minuciosos levantamentos dos fortes Bourbon e Coimbra; reflexões acerca da província de Mato Grosso; e notícias sobre a região meridional da província de Mato Grosso.

Faleceu no Espírito Santo em 1841.




FONTE: Estevão de Mendonça, Datas Matogrossenses, (2a. edição) Governo do Estado, Cuiabá, 1963, página 95.

FOTO: capa de livro de D'Alincourt.


17 de fevereiro

1900 -  Nasce Orlando Chaves, bispo de Corumbá

Filho de João Evangelista Rodrigues Chaves e de Matilde Amaral Chaves, nasce Campo Belo (atual Campina Verde), em Minas Gerais, Orlando Chaves, nomeado em 1948, bispo diocesano de Corumbá, em substituição a d. Vicente Priante:

"Em seguida ao curso primário feito em sua terra natal s. exc, revma. ingressou no Colégio Santa Rosa, de Niterói, onde se destacou por sua inteligência e profunda dedicação ao serviço de Deus, ordenando-se a 28 de janeiro de 1918, em Lorena, quando ali era inspetor o padre Pedro Rota.

Em 28 de janeiro de 1924, em Lavrinhas, fez sua professão perpétua, frequentando a seguir os 1° e 2° anos de Filosofia, no Colégio do Convento Salesiano da mesma localidade, rumando depois para Bagé, a fim de dedicar-se à prática da carreira sacerdotal.

Mais tarde, já nesta capital, o padre Orlando Chaves iniciou, no Seminário da Diocese Paulopolitana, o curso de Teologia, concluindo-o no Instituto Internacional Salesiano de Grocetto, de 1924-27, na Basílica Nossa Senhora Auxiliadora de Turim, em cuja universidade laureou-se em Teologia.

Regressando ao Brasil, d. Orlando Chaves devotou-se inteiramente às funções do apostolado missionário, nas quais, novamente, teve oportunidade de destacar-se, tanto pela sua extraordinária capacidade de trabalho como por suas virtudes de sacerdote. Quer em Lavrinhas, Bagé e nesta capital, como em Niterói, s. ex. revma. desempenhou cargos de suma importância e sua ação foi das mais duradouras e benéficas, tornando-se, por isto, uma figura de projeção ímpar na Congregação Salesiana.

Por resolução do Capítulo Superior, foi nomeado chefe da Inspetoria Auxiliadora Sul do Brasil que abrange além do Distrito Federal, os estados de São Paulo, Minas, Espírito Santo, Rio, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, cargo em que permaneceu de 1937 a 1947, sempre com a mesma proficiência e imensa dedicação.

Reconhecendo-lhe os méritos excepcionais de pastor de almas, a obra que desenvolveu em prol do engrandecimento da Igreja da Congregação Salesiana, S. Santidade o Papa se dignou entregar-lhe o bispado de Corumbá, resolução que foi recebida com a mais viva satisfação, pois d. Orlando Rodrigues Chaves se inclui entre os sacerdotes que maior crédito tem no coração do povo brasileiro".

FONTE: Correio Paulistano, 09/03/1948.

Um comentário:

Unknown disse...

Luiz D'Alincourt faleceu em abril de 1839.

OBISPO MAIS FAMOSO DE MATO GROSSO

  22 de janeiro 1918 – Dom Aquino assume o governo do Estado Consequência de amplo acordo entre situação e oposição, depois da Caetanada, qu...