sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

18 de março

18 de março

1875 - Morre João da Silva Machado, o barão de Antonina


Morre aos 93 anos em São Paulo, João da Silva Machado, o barão de Antonina. Um dos fundadores do Estado do Paraná e senador por esse Estado desde 1854, seu falecimento provocou o maior pendenga jurídica, visando seu riquíssimo virtual espólio fundiário, que abrangia praticamente todo o Sul de Mato Grosso: seus herdeiros contra o Estado. Estes de posse de escrituras, declarações ou de qualquer prova tentando reaver propriedades das quais seu antigo suposto dono em verdade as requereu, mas nunca tomou posse, e o Estado, no governo de Pedro Celestino, atendendo o interesse público e o direito dos atuais proprietários. A questão Antonina teria desfecho apenas 25 anos depois com a derrota dos herdeiros do barão na justiça. 


FONTE: J. Barbosa Rodrigues, História de Mato Grosso do Sul, Editora do Escritor, São Paulo, 1985, página 100.


18 de março

2016 - Morre Afonso Simões Correia, engenheiro da divisão do Estado



Filho de Ernani Simões Correa e Antonia Nogueira Simões Correa, faleceu em Campo Grande, aos 93 anos, o engenheiro agrônomo Afonso Nogueira Simões Correa. Nascido na fazenda São Marcos em Nioaque (atual municipio de Maracaju), formou-se pela Escola Superior de Agricultura de Viçosa, em 1945 e pós graduou-se em Zootecnia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Lecionou nas universidades federais de Viçosa e Rural do Rio de Janeiro.

Em 1975 foi nomeado pelo presidente Ernesto Geisel, representante da região Sul de Mato Grosso na comissão especial organizada para dividir o Estado e organizar e instalar o Mato Grosso do Sul. Com a implantação do novo Estado, em 1979, foi o primeiro titular da secretaria de Desenvolvimento Econômico no governo de Harry Amorim Costa. Funcionário concursado do Ministério de Agricultura, exerceu várias funções de chefia e cargos em comissão, entre os quais, vice-diretor do Instituto de Zootecnia, diretor geral do departamento de promoção agropecuária, co-diretor brasileiro do Escritório Técnico de Agropecuária (ETA) da Agência Norte-Americana para o Desenvolvimento Internacional e ministro interino de Agricultura, no governo Castelo Branco.

FONTES: Campo Grande News, 18-3-216; Mato Grosso do Sul, Trajetória 30 anos, Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2007, página 14.

 

Nenhum comentário:

OBISPO MAIS FAMOSO DE MATO GROSSO

  22 de janeiro 1918 – Dom Aquino assume o governo do Estado Consequência de amplo acordo entre situação e oposição, depois da Caetanada, qu...