domingo, 27 de fevereiro de 2011

28 de junho

28 de junho


1864Leverger em missão no Sul do Estado


Augusto Leverger, o Barão de Melgaço


Augusto Leverger, o barão de Melgaço, dá ao presidente da província de Mato Grosso, Alexandre Manoel Albino de Carvalho, as primeiras notícias sobre sua missão ao Sul do Estado. Fora ele encarregado pelo governo imperial de elaborar um mapa da região fronteiriça com o Paraguai, que invadiria a região em dezembro seguinte. Tinha como integrante de sua comitiva, o capitão Antonio Maria Coelho. Em abril esteve em Miranda e de Nioaque manda pra Cuiabá o seguinte relatório:

Segui de Miranda para este lugar e depois para as colônias militares de Miranda e de Dourados. 


Percorri a linha culminante que divide as vertentes paraguaias do Apa e Aquidaban das do nosso rio Ivinhema. Em seguida atravessei a barra do rio Dourado e visitei o porto das Sete Voltas onde se achava o vapor Tamanduateí vindo de Itapira em março deste ano e aí retido, segundo me disse o comandante, por falta de água suficiente para transitar pelas corredeiras que dificultam a navegação ainda do porto das Sete Voltas para baixo. Aí mesmo atravessei o Brilhante e explorei o espaço que medeia entre as suas cabeceiras e o Anhanduí.

Reconheci o varadouro entre este último rio e o da Cachoeira, galho do Aquidauana (outrora Emboteteu e também chamado oficialmente Mondego).
Regressei pelo espigão mestre da serra do Amambaí deixando à minha esquerda as águas que correm para o rio Paraná e a direita as que correm para o Paraguai.


Descendo a mesma serra voltei a Nioaque onde estou parado há uma semana a fim de dar aos animais de carga o descanso de que precisam.”


A missão de Leverger ao Sul do Estado duraria até novembro, quando voltou a Cuiabá. No mês seguinte, tropas paraguaia iniciavam a invasão ao território brasileiro por Corumbá e pela região explorada pelo almirante.





FONTE: GENEALOGIAS PAULISTA E MATOGROSSENSE, página 355.



28 de junho

1867 - Retomada de Corumbá: comandante paraguaio acusado de traição




Morto em combate na batalha de 13 de junho, o tenente-coronel Hermogenes Cabral, comandante militar de Corumbá, foi acusado por seus comandados, de haver cometido ato de traição, contra o Paraguai. A denúncia foi formulada pelos soldados em fuga, a bordo de um vapor de guerra, ancorado em Albuquerque, ainda sob domínio do exército e marinha paraguaios:

Com o mais profundo respeito cumprimos o dever de levar ao conhecimento de V.E. que tanto os oficiais, como as tropas de marinha e terra, que estamos aqui dispostos a fazer quantos sacrifícios demandem a honra às armas nacionais, em vista do acontecimento sumamente desagradável da invasão de nossa praça de Corumbá pelo inimigo, e ainda mais pela traição infame do tenente coronel Hermógenes Cabral, juntamente com o capelão; todos unanimimente estamos com o mais ardente dever de correr presurosos a dar o condigno castigo a esses pérfidos inimigos, protestando desde logo contra o execrável comportamento do comandante Cabral, o capelão e demais traidores, e renovando à V. E. nosso patriótico juramento de que jamais consentiremos tão vilã humilhação, preferido mil vezes morrer combatendo ao inimigo, que deixar um borrão sobre o brilho de nossas armas e o nome de nossas famílias.

Deus guarde à V. E. muitos anos.

A bordo do Vapor Nacional de guerra Salto de Guairá no porto de Albuquerque Junho 28 de 1867.

Romualdo Nuñes, Ezequiel Roman, Mamerto Barreiro, Angel Fernandez, Manuel Delgado, Felipe Morales, Miguel D. de Doncel, Geronimo Candia, Bias Paez, Eduardo Zarate e Juan José Rivarola.
 

A parte não especifica o ato de traição cometido pelo comandante. Dados disponíveis na Biblioteca Nacional do Paraguai resumem: 

El Mariscal López dijo que se vendió a los brasileños y estigmatizó su memoria. De hecho, algunos autores sostienen que se enamoró de una brasileña y que ella lo vendió a él y a la guarnición.



FONTE: Jornal El Semanário (Assunção,PY) 20 de julho de 1867; Biblioteca Nacional Paraguai (goo.gl/USHgCd)

FOTO: acervo da Biblioteca Nacional do Paraguai.


28 de junho

1877 - Água encanada para Corumbá

Pela lei 513, de 1877, do presidente Hermes Ernesto da Fonseca, a província de Mato Grosso, concede à iniciativa privada a exploração de água encanada em Corumbá:

"Art. 1° - Fica concedido a Manoel Alves o privilégio por quinze anos para abastecer d'água a vila de Corumbá, empregando maquinismo a vapor, sem prejuízo da que é abastecida pelas carroças para ser vendida ou da que for conduzida em pote, barril ou qualquer outra vasilha.

Art. 2° - Ao empresário não serão cobrados direitos municipais dos materiais ou utensílios precisos para a empresa.

Art. 3° - Fica prejudicado o presente privilégio, se no prazo de dezoito meses, a partir da data de publicação da presente lei na comarca de Corumbá, não puder o concessionário concluir a obra para o fim indicado.

Art. 4° - Revogam-se as disposições em contrário".

FONTE: Coletânia das leis da província de Mato Grosso, 1835 a 1912, página 12.


28 de junho

1882 - Corumbaenses cobram dívidas da guerra do Paraguai

A Câmara dos Deputados recebeu requerimentos de sobreviventes da ocupação de Corumbá, durante a guerra, cobrando dívidas contraídas pelo inimigo, através de apólices:

"Requerimentos de Antonio Joaquim da Rocha e outros, residentes na cidade de Corumbá, província de Mato Grosso, pedindo providências afim de que o governo assuma a responsabilidade das apólices emitidas pelo governo do Paraguai, de modo a serem os peticionários indenizados dos prejuízos que sofreram na guerra do Paraguai, durante os anos de 1864 e 1865".

FONTE: Jornal do Commercio (RJ), 29/06/1882.

Copy short URL


Nenhum comentário:

OBISPO MAIS FAMOSO DE MATO GROSSO

  22 de janeiro 1918 – Dom Aquino assume o governo do Estado Consequência de amplo acordo entre situação e oposição, depois da Caetanada, qu...