sábado, 5 de março de 2011

5 de agosto


5 de agosto

1866 Taunay no Taboco







Integrando a comissão de engenheiros da força expedicionária brasileira, rumo à Miranda, Nioaque e fronteira Brasil-Paraguai, o tenente Taunay, à frente das tropas, escreve ao seu pai no Rio, da margem direita do rio Taboco:

...vou fazer-lhe um pequeno resumo da minha existência aventurosa desde 13 de fevereiro, dia em que saímos de Coxim, deixando todos nossos colegas aterrados com a viagem que o comandante nos fazia empreender na estação a mais perigosa das águas. A 25 do mesmo mês, estávamos no rio Negro de onde começamos a enviar desenhos e informações sobre a possibilidade da marcha das forças. Até então tudo correra bem, apesar da detestável alimentação e as chuvas torrenciais que dia e noite nos encharcaram.


Deixando à esquerda os pântanos que eram intransponíveis, começamos a seguir a base da grande cadeia de Maracaju, que vem de Cuiabá e vai ligar-se ao sistema de montanhas do Paraná.


Era uma tentativa para abrir caminho praticável às forças durante os meses de abril e maio, que são ainda chuvosos. Reconhecemos logo nos primeiros dias de exploração, e imediatamente, quanto era aventuroso estender-se até as montanhas e por causa da pouca firmeza de tal solo está o caminho inçado de grandes dificuldades.


Após três dias de penosa marcha nossas provisões inutilizadas em consequência de dias de contínuas chuvaradas desapareceram e vimo-nos às voltas com o mais terrível tormento, a fome.


Só havia um meio de salvação: avançarmos o mais depressa possível. Todos se conduziram com incrível coragem. A vista de um coqueiro (e nós só os encontrávamos de dez em dez léguas senão mais) excitava manifestações de alegria, pelo fato de nos permitir comer o miolo dos cocos e beber o líquido sacarino que encerravam. Tudo contra nós conspirava: os mosquitos cujas picadas nos atravessavam até os ossos, os animais que nos escapavam por dois e três dias e fugiam perseguidos pelas muriçocas, as chuvas que nos encharcavam a bagagem e enfim mil contrariedades que faziam desesperar os mais resolutos. Sustemo-nos sorvendo pequenas xícaras de chá, marchando dias inteiros para vencer uma, duas léguas no rumo direto. Era horrível! Após oito dias da mais completa abstinência pudemos matar uma vaca. Enfim já me comparava a Jagurtha a quem algum romano compassivo apresentasse magnífico filé. 


Dele apenas comi alguns bocados. O estômago esquecera suas funções, a falta de apetite era-me extrema, sentia sede e a água me provocava terríveis náuseas.


No entanto estávamos salvos. Após 14 dias de boas marchas na estrada batida que apanháramos entramos na aldeia da Piraninha.


No dia seguinte estávamos entre os fugitivos de Miranda no alto da serra que domina o Aquidauana; onde ainda se acham os paraguaios.


Depois de um mês de repouso exploramos a margem direita desse rio importante, fazendo mesmo incursões na margem esquerda onde os inimigos exercem muita vigilância. Fomos sempre felizes, achando sinais evidentes da passagem de uma tropa de cavalaria, poucas horas antes de nossa chegada. De volta ao mesmo bom rancho de palha preparamos novos mapas e relatórios que mereceram pomposo elogio dos comandantes das forças em ordem do dia, o que foi comunicado ao governo com a enumeração de nossos serviços ‘altamente importantes’.



FONTE: Taunay, Cartas de Campanha de Mato Grosso (1866), in Mensário do Jornal do Commercio, Rio, janeiro de 1943, página 166.

FOTO: Desenho de Taunay, acervo de Renato Alves Ribeiro, fazenda Taboco.





5 de agosto


1892 Ponce agradece participação de Nioaque no cotragolpe 


Em carta enviada ao coronel Jango Mascarenhas, o chefe da revolta vitoriosa contra o golpe militar de janeiro, agradece a participação da região Sul no movimento que restabeleceu a normalidade política no Estado, com o retorno ao poder do presidente Manoel Murtinho:

Ilustres membros do Diretório Republicano de Nioac.
Congratulo-me com os bons amigos e com a heróica população do município de Nioac pelo nobre exemplo de civismo que acaba de dar ao país, erguendo-se para esmagar a anarquia e reivindicar os direitos do povo quase ao mesmo tempo em que os seus irmãos do norte do Estado, à custa de algum sangue derramado, reconquistara a liberdade da pátria matogrossense, restituída hoje ao domínio da legalidade pela vontade soberana de seus filhos.


Parabéns aos denodados patriotas do Sul, que, tão dignos se mostraram na defesa da integridade da Nação, repelindo os mercadores do nosso solo pátrio.


Generoso Paes Leme de Souza Ponce.



FONTE: Generoso Ponce Filho, Generoso Ponce um chefe, Pongetti, Rio, 1952, página 126.




Nenhum comentário:

OBISPO MAIS FAMOSO DE MATO GROSSO

  22 de janeiro 1918 – Dom Aquino assume o governo do Estado Consequência de amplo acordo entre situação e oposição, depois da Caetanada, qu...