sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

12 de Setembro



1893Morre o marechal Porto-Carrero

Forte de Coimbra, em fotografia do início do século XX

Falece ao 74 anos no Rio de Janeiro, o marechal Hermenegildo de Albuquerque Porto- Carrero, o barão do Forte de Coimbra. Nascido em Recife, Pernambuco em 13 de abril de 1818, como tenente-coronel, destacou-se na defesa do forte de Coimbra em 27 de dezembro de 1864, por ocasião da ocupação paraguaia ao Sul de Mato Grosso. Quando, estalou a guerra do Brasil com o Paraguai, com o aprisionamento do “Marquês de Olinda”, a 12 de novembro de 1864, Portocarrero, então Tenente Coronel Comandante do 3º Batalhão de Artilharia, se achava à frente do forte , um dos primeiros pontos atingidos pela invasão inimiga. Em sua companhia se encontrava a sua família, que, bem como a do Ten. João de Oliveira Meio, prestou eficaz auxílio à defesa do forte, chegando a preparar munições com que se procurava tornar, adaptando-as às armas ali encontradas, mais demorada a resistência.

Atacada de chofre por uma fortíssima coluna de 4.000 homens, comando de Barrios, cunhado do ditador, sem aparelhamento necessário, Coimbra, já aureolada pela resistência de Ricardo Franco, confirmou as tradições de bravura que a cercavam de um fastígio de heroísmo lendário. 

Resistiu enquanto pode, não obstante ser apenas de centena e meia de homens a sua guarnição, levados nessa conta os 40 índios do Capitão Lapagate e só após dois dias de luta tenacíssima e ante o completo malogro
da tentativa de oposição à passagem do inimigo, sem esperança de reforço, é que Portocarrero, ouvindo o conselho de oficiais, resolveu evacuar o forte, retirando-se para Corumbá, no vapor de Guerra “Amhambahy” comandado pelo 1º Tenente Balduino de Aguiar.

FONTE: Rubens de Mendonça, Dicionário Biográfico Mato-grossense, edição do autor, Cuiabá, 1971, página 42 e José de Mesquita, Genealogia Matogrossense, Editora Resenha Tributária, São Paulo, 1992, página 219. 


12 de stembro 

1934Nasce em São Paulo, Rubens Gil de Camilo



Nasce em São Paulo, Rubens Gil de Camilo. Veio para Campo Grande aos 5 anos de idade. Fez o primário no Colégio Dom Bosco, o ginasial no Joaquim Murtinho. Aos 16 anos entrou para a Aeronáutica. Com 17 anos prestou exame para a Marinha em Corumbá. Aos 18, em 1951 muda-se para São Paulo, onde cursou arquitetura na Universidade Mackenzie, formando-se em 1960. Retorna a Campo Grande onde se dedica à profissão. Seus projetos mais conhecidos são o Palácio Popular da Cultura no Parque dos Poderes e a sede da Federação das Indústrias, na avenida Afonso Pena.

Faleceu tragicamente durante uma pescaria em agosto de 2000.
 Em sua homenagem o governo do Estado deu o seu nome ao Centro Popular de Cultura, seu mais conhecido projeto.

FONTE: Ângelo Arruda, Pioneiros da Arquitetura e da Construção em Campo Grande, Uniderp, Campo Grande, 2002, página 323.



Nenhum comentário:

OBISPO MAIS FAMOSO DE MATO GROSSO

  22 de janeiro 1918 – Dom Aquino assume o governo do Estado Consequência de amplo acordo entre situação e oposição, depois da Caetanada, qu...