quinta-feira, 29 de agosto de 2013

14 de Setembro


14 de setembro

1865 - Guerra do Paraguai: expedicionários chegam a Monte Alegre

Igreja matriz de Monte Alegre de Minas em foto do início do século XX


A força expedicionária brasileira, destinada ao Sul de Mato Grosso, para combater os paraguaios, chega a Monte Alegre, no triângulo mineiro, terra do fundador de Campo Grande. A informação é do cadete Taunay:

"A 2 léguas do pouso, atravessa-se o córrego da Matta e, uma légua adiante entra-se no arraial de Monte Alegre, onde chegamos as 11 horas. Esta povoação do termo do Prata conta com 400 ou 500 habitantes e algumas casas cômodas, caiadas e cobertas de telhas. A matriz oferece simples aparência e fecha uma pequena praça rodeada de palhoças. O comércio, quase nulo, se mantem, embora em muito insignificante escala, pela passagem, hoje rara, de lotes de animais. Aí no demoramos alguns momentos, seguindo para o acampamento que se estabelecera a 1/4 de légua do arraial, no lugar denominado Pimenta. A marcha foi de 2 1/2 léguas, por estrada mais ou menos regular e de largura variável. Os campos são cobertos de cerrados com os caracteres já descritos. À tarde houve grande temporal."

Menos de sete anos depois, seguindo a trilha da expedição, José Antonio Pereira chegava a Campo Grande.
 

FONTE: Taunay, Marcha das Forças, Companhia Melhoramentos de São Paulo, São Paulo, 1928, página 80.

1866 Vestígios da invasão paraguaia 

Serra de Maracaju no porto Canuto no rio Aquidauana, desenho de Taunay (acervo da fazenda Taboco)

Ao atravessar o rio Aquidauana, no seu trajeto entre Coxim e Miranda, a força expedicionária de Mato Grosso passa a notar os primeiros vestígios da ocupação dos inimigos que recuavam à medida que os brasileiros se aproximavam:

“Saindo do pouso as 9 horas e 5 minutos a ¼ de légua na direção O. passou-se diante de um dos mais importantes vestígios da invasão paraguaia: era uma paliçada de grossos paus de aroeira com canhoneiras nos flancos, a qual servia de defesa contra os ataques insidiosos dos índios, de que tinham sofrido várias vezes os paraguaios. Dominado por um mangrulho que permitia à sentinela o devassar de extenso horizonte, compreendia esse palanque algumas casas de palha e ranchos que tinham sido entregues às chamas por ocasião da retirada.
Continuando daí a marcha no rumo médio S. O. foi-se pousar as 11 horas, com 2 ¼ léguas junto às poças de água formadas pelo chamado córrego Ipegue, que só merece tal denominação numa das estações do ano.
Ali existiam ainda vestígios da passagem dos paraguaios.
Um aldeamento de índios que antes da invasão cultivava as terras próximas foi destruído, ficando só como resto da antiga cultura um laranjal em parte estragado pelo fogo.
Os terrenos percorridos neste dia são de pouca declividade: os campos dobrados, desbastados, com capões de quando em quando.
A água que se tem encontrado é má, de sabor desagradável, quase salobra.”. 


FONTE: Taunay, Alfredo D’Esgragnolle, Em Mato Grosso Invadido, Companhia Melhoramentos de S. Paulo, sd; Página 82.



14 de setembro

1969 - Morre o deputado federal Weimar Torres


Weimar Torres (primeiro à esquerda) com Pedro Pedrossian, durante
governo itinerante em Dourados. (Foto do acervo de Sultan Rasslan)


Aos 46 anos morre em Londrina, vítima de desastre do avião, o deputado federal Weimar Gonçalves Torres, fundador do jornal O Progresso, de Dourados.
Era filho do advogado Dr. José dos Passos Rangel Torres, natural da Paraíba e de dona Dionísia Gonçalves Torres, natural de Ponta Porã. Fez os primeiros estudos no Grupo Escolar e no Colégio Salesiano de sua cidade natal. Bacharelou-se em Ciências e Letras no Ginásio Municipal “Dom Bosco”, em Campo Grande. Faculdade de Direito do Rio de Janeiro, no ano de 1947, bacharelou-se em Ciências Jurídicas.
Em maio de 1948, instala-se com a sua banca de advocacia, sendo ele o primeiro advogado de Dourados. A 29 de janeiro de 1951 casa-se Adiles do Amaral, filha do senhor Vlademir Muller do Amaral, agrimensor, pecuarista e comerciante e de dona Theodolina Ugolini do Amaral, ambos nascidos no Rio Grande do Sul.
Jornalista e poeta e político, Weimar Torres, em 1950 elegeu-se Vereador à Câmara Municipal de Dourados, tendo tomado posse dois dias após seu casamento. Filiado ao Partido Social Democrático, no qual ingressara em 1945, quando ainda era estudante, tomou parte na campanha que levou o General Eurico Gaspar Dutra à presidência do Brasil.
Em 21 de abril de 1945 do mesmo ano lança o primeiro número do jornal “O Progresso”.
Reeleito Vereador em 1954, candidato a Deputado Estadual em 1959, não alcançou a vitória desejada, tendo exercido o mandato por apenas três meses, como suplente. Neste mesmo período exerceu o cargo de Promotor Público de Justiça na Comarca de Dourados e dirigiu a Rádio Clube de Dourados, tendo então, organizado a sua discoteca. Foi um dos elaboradores dos Estatutos do Clube Social de Dourados, tendo sido o seu terceiro presidente.
Em 62 elege-se deputado estadual e muda-se para Cuiabá, onde organiza com alguns amigos o semanário A Tribuna Liberal. Em 1965 lidera a campanha vitoriosa de Pedro Pedrossian para o governo do Estado e em 1966, elege-se deputado federal.
Uma das principais ruas de Dourados tem o seu nome.

FONTE: Paulo Hamilton, Professor escreve a história de Weimar Torres, Douradosagora.com.br, sd.

Nenhum comentário:

OBISPO MAIS FAMOSO DE MATO GROSSO

  22 de janeiro 1918 – Dom Aquino assume o governo do Estado Consequência de amplo acordo entre situação e oposição, depois da Caetanada, qu...