quarta-feira, 25 de setembro de 2013

27 de Setembro





27 de setembro

 
1907 – Proibido desembarque de príncipe brasileiro em Corumbá



Proibido de desembarcar em território pelo governo republicano, o príncipe d. Luiz d’Orleans, que se encontrava de volta da sua excursão a vários países sul-americanos, é cumprimentado por diversos patrícios de Corumbá, que se deslocaram ao país vizinho para esta finalidade. No dia seguinte, com permissão para transitar pelo porto de Corumbá, chegava D. Luiz ao ancoradouro da cidade, vindo na lancha boliviana Inca, de onde transbordou-se para o vapor Fernandes Braga que o devia conduzir a Assunção.
A bordo deste navio fez-lhe as honras da recepção o cônsul português Gonçalo Cristovam e muitos brasileiros que lhe levaram saudações pessoais. Dom Luiz era neto de Dom Pedro II.  

FONTE:  Estevão de Mendonça, Datas Matogrossenses, (2ª edição) Governo de Mato Grosso, Cuiabá, 1973, página 171.

FOTO: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Luis_prince_imperial_1909_Brazil.JPG 




27 de setembro

1915 - Morre o líder separatista Bento Xavier da Silva




Faleceu aos 53 anos em Belém, Paraguai, o gaúcho Bento Xavier da Silva. Natural de Santana do Livramento, chegou ao Sul de Mato Grosso no final do século XIX, como refugiado da revolução federalista na qual lutou no exército maragato de Gumercindo Saraiva, derrotado pelos picapaus de Júlio de Castilho. Em Bela Vista dedicou-se à pecuária, ingressando em seguida nas lutas políticas regionais. Um dos pioneiros na luta pela divisão de Mato Grosso, liderou na primeira década do século passado a fase insurrecional da campanha separatista, chefiando um movimento conhecido como Revolução da Paz, que "chegou a ter mais de 5.000 seguidores, que, para a época era um verdadeiro exército".

Batido nos combates de Estrela, em 1911 por tropas legalistas comandadas pelo major Gomes exilou-se no Paraguai, onde passou a trabalhar como açogueiro. 



FONTE: Sidney Nunes Leite, Bela Vista uma viagem ao passado, edição do autor, Bela Vista, 2001, página 232.


27 de setembro

1952 - Navios holandeses para novas linhas na bacia do Prata

                         Navio para reforçar a frota. Foto A Manhã (RJ)

Direto da Europa para a bacia do Prata passam "hoje pelo Rio, para serem entregues à Superintendência da Bacia do Prata os dois navios fluviais, recém construídos na Holanda, que serão utilizados nas linhas de Corumbá (Mato Grosso) - Assunção (Paraguai) - Montevideo (Uruguai) e Porto Mendes (Paraná) - Assunção (Paraguai), estabelecendo, pela primeira vez, a ligação desses estados do Brasil, através dos rios Paraguai e Paraná e das repúblicas do Paraguai e do Uruguai. Esses navios tomarão a denominação de Guarapuava e Guairacá, medem 70 metros de comprimento, 7 metros de boca, 1,20 de calado, estão dotados 3 motores de potência de 960 HP e desenvolvem a velocidade de 12 milhas horárias, possuindo acomodações para 24 passageiros de segunda classe, todo o conforto e segurança, com amplo salão de refeições, bar, deks para passeios, ventilação e calafetação interna, radiotelegrafia e radiotelefonia".

FONTE: A Manhã, (RJ) 27/09/1952.

Nenhum comentário:

OBISPO MAIS FAMOSO DE MATO GROSSO

  22 de janeiro 1918 – Dom Aquino assume o governo do Estado Consequência de amplo acordo entre situação e oposição, depois da Caetanada, qu...