sexta-feira, 27 de setembro de 2013

29 de setembro

29 de setembro

 29 de setembro

 

1865 – Expedicionários entram em Goiás

As forças atravessam o rio Paranaíba, na divisa de Minas com Goiás, numa travessia que durou 9 dias. Na província goiana acamparam na vila de Santa Rita do Paranaíba (atual Itumbiara), descrita por Taunay:

Ergue-se a povoação de Santa Rita de Cássia à margem direita do rio Paranaiba, estendendo as suas primeiras casas no declive da rampa que leva ao porto, onde aproam as barcas de passagem. A sua fundação é moderna; há vinte e tantos anos aí se estabeleceram alguns mineiros exploradores, dando princípio a um arraial que foi ereto em freguesia no ano de 1850. O movimento comercial é quase nulo; apenas alguma passagem e recovas carregadas de sal, com destino a Goiás, tiram-na momentaneamente da atonia e estagnação que a personificam.

FONTE: Taunay, A marcha das forças, Melhoramento, S. Paulo, 1928, página 84.


29 de setembro


1932 – Guera civil brasileira: São Paulo capitula


Vargas e general Gois Monteiro, a vitória legalista


Depois de agitada reunião da cúpula dirigente da revolução constitucionalista, a qual o general Bertoldo Klinger foi representado por Lísias Rodrigues, o comandante militar rebelde “transmitiu a Vargas o telegrama decisivo, omitindo a frase ‘de acordo com o governo paulista’ que o esboço original continha. ‘Com o fito de não causar à nação mais sacrifícios de vidas nem mais danos materiais,’ declarou, ‘o comando das Forças Constitucionalistas propõe imediata suspensão das hostilidades em todas as frentes, a fim de serem assentadas as medidas para a cessação da luta armada.’ Vargas, as 7.43 h, respondeu instruindo Klinger a enviar um emissário ao quartel-general de Góis Monteiro para tratar das providências necessárias para por fim à luta. Klinger então, por uma troca de telegramas, combinou com Góis Monteiro que o tenente-coronel Osvaldo Vila Bela, seu Chefe de Estado-Maior, partiria de automóvel naquela tarde para Lorena, onde seria recebido pelo recém-promovido general Daltro Filho e conduzido até Cruzeiro”. 

Corumbá e Ladário não aderiram à revolução, tendo permanecido fieis ao presidente Vargas.

FONTE: Stanley Hilton, 1932, A guerra civil brasileira, Editora Nova Fronteira, Rio de Janeiro, 1982 página 321




29 de setembro

2003 - Criado o município de Figueirão


Moysés Galvão e sua esposa Leontina, os fundadores de Figueirão

Fundado em 1949 pelo goiano Moysés Araujo Galvão, é criado o município de Figueirão, pela lei nº 2.680, de iniciativa de deputado Akira Otsubo (PMDB) e sancionada pelo governador Zeca do PT. Desmembrado de Camapuã, p município localiza-se na micro-região do Alto Taquari ao norte do Estado, limitando-se com Costa Rica, Camapuã, São Gabriel do Oeste, Coxim e Alcinópolis. Está a 260 quilômetros de Campo Grande. Seu primeiro prefeito foi Ildo Furtado de Oliveira (PT, PTB e PSDB), com os seguintes vereadores: Gilson Pereira de Faria, Neilo Souza da Cunha, Marizeth Venância de Oliveira, Edegar José de Lima, Eliane Geraldino de Oliveira, Antonio Inácio Furtado, Ari Lima Carrijo, Antonio Azevedo Nabhan e José Aparecido de Assis.


FONTE: Admar de Araújo, Figueirão, Editora Iaçu Porã, Campo Grande, 2005, página 169 

Nenhum comentário:

OBISPO MAIS FAMOSO DE MATO GROSSO

  22 de janeiro 1918 – Dom Aquino assume o governo do Estado Consequência de amplo acordo entre situação e oposição, depois da Caetanada, qu...