sábado, 14 de dezembro de 2013

31 de dezembro



31 de dezembro

1866 - Camisão assume comando dos expedicionários de Laguna

Procedente de Cuiabá, chega a Miranda e assume o comando das forças brasileiras, o coronel Carlos Camisão. A primeira providência tomada pelo novo comandante foi alterar os planos de seu antecessor que havia definido o destino das tropas para Corumbá. Camisão decidiu tomar o rumo de Nioaque, tendo como objetivo a ocupação do Paraguai pelo rio Apa, com a tomada de Bella Vista.

Camisão substituiu o coronel Carvalho, que deixou o comando para responder a conselho de guerra em Cuiabá.

FONTE: Correio Mercantil, 27 de junho de 1867.


31 de dezembro

1915 – Nasce em Corumbá, José Fragelli

Filho do médico e político Nicolau Fragelli, nasce em Corumbá, José Manoel Fontanilhas Fragelli. Advogado, promotor público em Campo Grande, José Fragelli iniciou na política em 1947, elegendo-se deputado estadual constituinte, pela UDN, União Democrática Nacional, destacando-se como parlamentar, líder da oposição ao governador Arnaldo Estevão de Figueiredo. 

No governo seguinte, de Fernando Correa da Costa, foi secretário do Interior, Justiça e Finanças. Em 1954 elege-se deputado federal, tendo participado dos debates parlamentares do final da chamada era Vargas. Encerrado seu mandato federal, afasta-se da política e instala escritório de advocacia em Campo Grande. 

A 3 de outubro de 1970, por indicação da Arena, é escolhido para governar o Estado de Mato Grosso, em eleição indireta, substituindo ao governador Pedro Pedrossian, com quem rompe em seguida. 

Em 1978, na primeira eleição depois da divisão de Mato Grosso, candidata-se pelo Sul, a senador numa sub-legenda da Arena e, habilita-se à vaga de primeiro suplente, de acordo com a lei eleitoral vigente. Com o afastamento do titular, Pedro Pedrossian, que é nomeado para o governo do Estado, assume a vaga no Senado, chegando à presidência da Casa (1985/1987). Por alguns dias, na ausência do presidente da República e do presidente da Câmara dos Deputados, ocupou a presidência da República.

Deixando o Congresso, Fragelli aposentou-se da política e retornou ao seu refúgio em Aquidauana. Faleceu em Campo Grande em 30 de abril de 2010.


FONTERubens de Mendonça, Dicionário Biográfico Mato-Grossense, edição do autor, Cuiabá, 1971, página 70

Nenhum comentário:

OBISPO MAIS FAMOSO DE MATO GROSSO

  22 de janeiro 1918 – Dom Aquino assume o governo do Estado Consequência de amplo acordo entre situação e oposição, depois da Caetanada, qu...