quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Ambientalista imola-se em protesto contra agressão Pantanal

12 de novembro

2005 - Ambientalista imola-se em protesto contra agressão ao Pantanal


Francelsmo, líder ambientalista

Durante manifestação de militantes do movimento ecológico de Campo Grande, contra projeto que pretendia flexibilizar a lei que proíbe a implantação de indústrias poluentes no Pantanal, Francisco Anselmo Gomes de Barros, o Francelmo, presidente da Fundação para a Conservação da Natureza de Mato Grosso do Sul, despejou uma certa porção de alcool ao corpo e ateou fogo na roupa, sofrendo queimaduras de terceiro grau por todo o corpo.

Em consequência veio a falecer no dia seguinte no hospital da Santa Casa de Campo Grande e o projeto, de autoria do deputado Dagoberto Nogueira (PDT) foi rejeitado pela Assembleia Legislativa.

Nascido em 21 de abril de 1940, em Fortaleza, Ceará, aos 18 anos, Francelmo ingressou na Aeronáutica, onde permaneceu até 1965. Em 1977, ele e a esposa Iracema Sampaio, mudam-se para Campo Grande, onde dedicaram-se ao jornalismo empresarial com o lançamento da revista "Executivo Plus." 
Paralelamente às atividades empresariais, dedica-se à militância ecológica, através da criação da Feconams, que depois de sua morte passou a denominar-se Associação Francisco Anselmo. Em sua homenagem o prefeito Nelsinho Trad deu seu nome ao Parque do Sóter.

Do poeta Manoel de Barros, a viúva de Francelmo, recebeu no dia seguinte à sua morte a seguinte mensagem: Querida amiga Iracema: o que o nosso querido Francelmo fez, a mim a Stella e a todos nós chocou tanto, que ficamos um pouco aparvalhados com a notícia. Foi uma imolação pela Pátria que na terra do mensalão destoa. Mas até pode corrigir. O que nosso Francelmo fez é mais que um protesto. Para mim tem o componente maior do heroísmo. Francelmo: o último herói do Brasil. Meus sentimentos Iracema. Seu velho amigo Manoel de Barros.


FONTE: Iracema Sampaio, Francisco Anselmo Gomes de Barros, o ambientalista que fez da defesa na natureza a causa de sua vida, in Campo Grande: personalidades históricas, volume I, Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2012, página 219.

Nenhum comentário:

OBISPO MAIS FAMOSO DE MATO GROSSO

  22 de janeiro 1918 – Dom Aquino assume o governo do Estado Consequência de amplo acordo entre situação e oposição, depois da Caetanada, qu...