quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Morre o deputado Aral Moreira

06 de novembro

1952 - Morre o deputado Aral Moreira 



Nascido em 20 de agosto de 1898 na cidade de Aquidauana, falece no Rio de Janeiro, por complicação de uma cirurgia na vesícula, o deputado federal da bancada de Mato Grosso, Aral Moreira. Advogado, jornalista e produtor rural, elegeu-se pela UDN (União Democrática Nacional) na eleição de 1950, tendo como principal reduto eleitoral o município de Ponta Porã. Líder ervateiro foi um dos fundadores e primeiro presidente da Federação das Cooperativas Produtoras de Mate, fundada em 1942. Divisionista convicto participou como combatente voluntário da revolução constitucionalista de 1932, tendo se destacado na última batalha em Porto Murtinho.(*) 

No Congresso, durante o pouco tempo de seu mandato, defendeu a restauração do Território Federal de Ponta Porã, suprimido pela Constituinte de 1946 e pela construção do ramal da NOB de Campo Grande para Ponta Porã.

Em sua homenagem há ruas em Ponta Porã, Iguatemi, Itaporã e em praticamente todas as cidades da região Sul do Estado e o distrito de Fronteira Rica, desmembrado de Ponta Porã, emancipado em 13 de maio de 1976 passou a chamar-se município de Aral Moreira.


FONTE: Milton Batista Fróes, Aral Moreira e Juvenal Fróes - os caminhos da erva-mate na fronteira sul-mato-grossense, Editora Massoni, Maringá, 2007.

(*) Umberto Puigari, Nas fronteiras de Mato Grosso, terra abandonada... Casa Mayença, São Paulo, 1933. Página 190, sobre a participação de Aral Moreira na batalha.

Nenhum comentário:

OBISPO MAIS FAMOSO DE MATO GROSSO

  22 de janeiro 1918 – Dom Aquino assume o governo do Estado Consequência de amplo acordo entre situação e oposição, depois da Caetanada, qu...