sábado, 19 de fevereiro de 2011

10 de junho

10 de junho

1888 - Chega a Cuiabá a notícia da abolição da escravatura

Tendo aparecido em primeira mão no jornal OÁSIS, de Corumbá em 27 de maio, é publicada, no jornal A Província de Mato Grosso (Cuiabá) a notícia da abolição da escravatura no Brasil, pela publicação da lei Áurea,sancionada pela princesa Isabel em 13 de maio de 1888.

 


1907Nasce em Corumbá Gabriel Vandoni de Barros




Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de São Paulo. Candidato a deputado federal em 1933, teve seus direitos políticos cassados por haver participado da revolução constitucionalista de 1932. Foi deputado à 
Constituinte estadual de 1936 e Secretário Geral no governo de Mário Correa da Costa. 

FONTE: Rubens de Mendonça, Dicionário biográfico mato-grossense, edição do autor, Cuiabá, 1971, página 28.




10 de junho


1914Morto o vereador Amando de Oliveira


Amando de Oliveira e família, pouco antes de seu assassinato
É assassinado em Campo Grande, as 17 horas, quando se dirigia à sua fazenda Bandeira, o vereador Amando de Oliveira. Líder do Partido Republicano, empresário moderno e empreendedor, foi o construtor da primeira casa de alvenaria na vila. Autor de vários projetos aprovados pela Câmara, entre eles o que doou áreas para a Noroeste construir sua estação; que proibia a alienação de terras públicas urbanas às margens de córregos; e da primeira escola mista da cidade. 

Sua morte não foi esclarecida. Foram acusados como mandante o fazendeiro Joaquim Gomes Sandim e executores Procópio Souza de Mello e Antonio Elysio Emendias, que, denunciados pelo promotor Brasílio Ramoya, não chegaram a ser pronunciados. O juiz Manoel Pereira da Silva Coelho por falta de “indício veemente”, libera os acusados e manda o delegado reabir o inquérito, o que não ocorreu. Amando de Oliveira é nome de uma escola estadual na vila Piratininga, próxima à antiga sede de sua fazenda e de uma rua no bairro Amambaí. 



FONTE: Sergio Cruz, Sangue de herói, Primeira Hora e Açu Porã/Funcesp, Campo Grande, 2002, páginas 177 e 186.





10 de junho


1925Organiza-se a Coluna Prestes


A coluna Prestes e seu comando, organizado em Camapuã
Acampados na fazenda Cilada, em Camapuã, no sul de Mato Grosso os revolucionários, até então tidos apenas como revoltosos, decidem formalizar a coluna rebelde, que passou a ser chamada de Coluna Miguel Costa-Carlos Prestes e ficou popularmente conhecida como Coluna Prestes. Sua organização inicial foi a seguinte:

Comandante: General Miguel Costa; Chefe do Estado-Maior e comandante de fato: Coronel Luis Carlos Prestes; sub-chefe do Estado Maior: ten.-cel. Juarez Távora; secretário: capitão Lourenço Moreira Lima. Membros do Estado Maior: majores Paulo Kruger e Mário Geri; capitães Alberto Costa e Ítalo Landucci; tenentes Sadi, Nicário e Morgado; piquete do QG: tenente Hermínio; chefe de saúde: dr. Athaíde.


1º. Destacamento: Cordeiro de Farias, tendo como fiscal o major Virgílio dos Santos;
2º. Destacamento: João Alberto, tendo como fiscal o major Manoel Lira;
3º. Destacamento: Siqueira Campos, tendo como fiscal o capitão Trifino Correa; e 4º. Destacamento: Djalma Dutra, tendo como fiscal o major Ary Salgado. 



FONTE: Glauco Carneiro, O revolucionário Siqueira Campos, Recor Editora, Rio, 1966, página 363.


10 de junho

1929 - Avião desaparecido, encontrado no Pantanal

                                                         A NOITE (RJ) 6-9-2929
                         
Hans Gusy, o piloto do avião sinistrado


O avião "Mário Correa", desaparecido num voo entre Corumbá e Aquidauana é encontrado no Pantanal, nas proximidades do forte Coimbra. A informação é dada pelo diretor geral dos Correios, no Rio de Janeiro, que recebeu mensagens do chefe do distrito e encarregado de estações próximas ao local: 

"De Corumbá - Urgente - Aviador Hans, piloto do avião Presidente Mário Correa, que regressava de Cuiabá e desaparecido desde o dia 4, foi encontrado ontem em pleno pantanal, nas proximidades do Forte Coimbra, por cuja guarnição foi salvo. Consta aqui que um morador do Morro Grande, viajando pelo pantanal, viu de longe a descida do aparelho, indo comunicar o fato ao comandante do forte, que tomou as providências necessárias.

O aviador está em boa saúde, sendo conduzido para o forte onde se encontra. Diz que o aparelho está inutilizado. (a) Arnaldo Azeredo, chefe do distrito".

A pequena aeronave, pilotada pelo alemão Hans Gusy, retornava de Cuiabá, onde participou de uma competição, promovida pela governo do Estado. A primeira escala foi em Corumbá e a segunda seria em Aquidauana, para onde levantou voou no dia 1° de junho. No trajeto deu-se o desaparecimento.²



FONTE: ¹Correio Paulistano, 11/06/1929, A Cruz (Cuiabá), 29/06/1929.


Nenhum comentário:

OBISPO MAIS FAMOSO DE MATO GROSSO

  22 de janeiro 1918 – Dom Aquino assume o governo do Estado Consequência de amplo acordo entre situação e oposição, depois da Caetanada, qu...