domingo, 13 de fevereiro de 2011

15 de maio

15 de maio


1868 - Antônio Maria Coelho parte de Cuiabá para a retomada de Corumbá


Corumbá, uma cidade em poder do inimigo

Sob o comando do capitão Antonio Maria Coelho, embarca em Cuiabá o segundo corpo de operações na província, destinada a retomar a cidade de Corumbá. Na ocasião o presidente da província de Mato Grosso, José Vieira Couto Magalhães, proferiu a seguinte saudação aos expedicionários:

"Soldados da vanguarda do 2º corpo de operação de Mato Grosso!
Há mais de dois anos que o pavilhão paraguaio flutua no território da província, e até hoje, depois do heroico feito de Coimbra, ainda não se disparou um só tiro contra o inimigo.

A esta hora nossos irmãos de todo império estão entre os roncos irados da artilharia de Humaitá, marchando sobre o território inimigo,para vingar as injúrias da pátria.

Só nós, os pioneiros insultados,é que não havemos de ter um louro nessas vitórias gloriosas?

Centenas de famílias, atacadas em Corumbá naquilo que o brasileiro tem de mais sagrado - a honra, ali esperam que as vingue.

Os cadáveres dos nossos concidadãos, que ali morreram depois de martirizados, jazem insepultos a espera de quem os enterre.
Há mais de dois anos que estendeis os olhos para o rio Paraguai,pedindo que vos levem para vingardes esses ultrajes!

Eia! O vale do Paraguai aí se desenrola diante de vós - marchai e cobri-vos de glória!
Quando, daqui alguns dias,voltardes ao centro de vossas famílias, todos vos procurarão ver e abraçando-vos, dirão: - ali vai um bravo!

Soldados da vanguarda! A pátria ultrajada vos diz: - Vingai-vos"!


A expedição chegaria ao seu destino a 13 de junho, dando-se nessa data a retomada de Corumbá ao exército paraguaio.





FONTE: Estêvão de Mendonça, Datas Matogrossenses, (I volume),2a. edição, Casa Civil do Governo do Estado de Mato Grosso, Cuiabá, 1973, página 238.





15 de maio


1881 -  Vulcão em atividade em Miranda?




Jornal corumbaense dá notícia da existência de um vulcão, aparentemente em atividade na comarca de Miranda:

"Vulcão - Pessoa de critério nos informa que na comarca de Miranda existe um vulcão, que parece estar ainda em atividade, pois o cimo do monte em que ele se acha, ou sua cratera, tem sido visto deitar bastante fumo".

FONTE: O Iniciador (Corumbá) 15 de maio de 1881.



15 de maio


1915 - Nasce em Campo Grande, Marcílio de Oliveira Lima



Filho de proprietários rurais, pioneiros na região, estudou Medicina, vindo a ser um dos médicos mais populares da cidade.

“Não enriqueceu com o exercício da medicina - atesta seu colega Edgard Zardo - pois, dado o seu elevado humanismo, atendia gratuitamente grande número de pessoas, não só nos bairros, mas também em seu próprio consultório particular. Médico no atendimento da Santa Casa de Misericórdia de Campo Grande, tem seu retrato lá figurando na galeria dos beneméritos do hospital. Chegou a realizar mais de dez mil cirurgias gratuitas.” 


Em 1945 casou-se com dona Yolanda Perez. Entrou na política, filiando-se à UDN e elegendo-se vereador em 1951. Em 1954 elegeu-se prefeito. Na chefia do Executivo construiu o mercado municipal Antônio Valente, o Mercadão, atenuou a crise de energia elétrica, com a instalação pela Cemat de mais um grupo gerador na cidade e criou o Banco Agropecuário, uma sociedade de crédito cooperativo, com vistas a incentivar negócios na agricultura e pecuária regionais. 


Sua obra mais discutível foi a fonte luminosa da praça Ari Coelho, pelo fato de ter demolido o tradicional coreto da praça. 


Em 63 tentaria voltar à prefeitura, mas foi derrotado pelo pessedista Antônio Mendes Canale. Foi deputado federal por dois mandatos, encerrando sua carreira política em 1975.



FONTE: Lígia Oliveira Lima, Série Campo Grande 2001, Fundação de Cultura do Município, Campo Grande, 2001, página 99.





Nenhum comentário:

OBISPO MAIS FAMOSO DE MATO GROSSO

  22 de janeiro 1918 – Dom Aquino assume o governo do Estado Consequência de amplo acordo entre situação e oposição, depois da Caetanada, qu...