domingo, 13 de fevereiro de 2011

17 de maio

17 de maio


1906 - Ponce deixa Corumbá para retomar Cuiabá

Porto de Corumbá no início do século passado



Após um dia de agitação e festa, zarpa com destino a Cuiabá, onde deporia o governo de Totó Paes, a Divisão Naval Libertadora, título dado ao corpo expedicionário, comandado pelo coronel Generoso Ponce, que requisitara todas as embarcações de menor calado, capazes de navegar sem empecilho as águas mais rasas e o leito sinuoso do rio Cuiabá. Era composta de trinta barcos, entre eles os vapores Nioaque, Etrúria e Coxipó e mais as lanchas Rio Taquari, Ligúria, Rio Cuiabá, Elba, Uacurutuba, Floriano e Baia do Tamengo, cada uma destas levando atracadas duas chatas com subalternos e inferiores.¹ São 1800 homens o contingente desta Divisão do Sul a juntar-se com a do Norte, calculada em mais de mil. A 4000 somariam as forças ao atingirem Cuiabá.²

Uma das praças mais conhecidas de Corumbá homenageia o coronel Generoso Ponce, o principal líder político de Mato Grosso nas duas primeiras décadas da república.



FONTES: ¹Lécio Gomes de Souza, História de Corumbá, edição do autor, Corumbá, sd. Página 95 e ²Generoso Ponce Filho, Generoso Ponce, Pongetti, Rio, 1952, página 397.






1947 - Eletrificação da Noroeste


Na sessão ordinária da Assembléia Legislativa, em Cuiabá, o deputado nortista Clóvis Hugueney leu telegrama recebido pelo governador do Estado, comunicando que o presidente da República recebeu proposta da Metropolitan Victers para a eletrificação da Noroeste, sendo o pagamento através dos congelados em Londres e que o presidente aceitaria a proposta em princípio, determinando imediatos estudos e vindas de técnicos daquela firma. 

FONTE: Rubens de Mendonça, História do Poder Legislativo de Mato Grosso, Assembleia Legislativa, Cuiabá, 1967, página 348.



17 de maio

1952 - Aberta a I Exposição Agro-Industrial de Dourados





É inaugurada a I Exposição Agro-Industrial de Dourados. Para essa exposição foram organizados os stands, de acordo a exigência de cada expositor, sem nenhuma despesa para o mesmo. Além disso, segundo o convite endereçado aos produtores aos vencedores foram "distribuídos instrumentos agrícolas e dinheiro, o que sem dúvida servirá de estímulo para que todos se interessem pelo melhor brilhantismo do certame".


FONTE: Regina Heloiza Targa Moreira, Memória Fotográfica de Dourados, UFMS, Campo Grande, 1990, página 105.

Nenhum comentário:

OBISPO MAIS FAMOSO DE MATO GROSSO

  22 de janeiro 1918 – Dom Aquino assume o governo do Estado Consequência de amplo acordo entre situação e oposição, depois da Caetanada, qu...