segunda-feira, 7 de março de 2011

26 de agosto

26 de agosto


1899Campo Grande elevada a município



Página da Gazeta Official com a lei que emancipou o distrito de Campo Grande



Fundada em 21 de junho de 1872, quando aqui chegou o pioneiro José Antonio Pereira, procedente de Monte Alegre, Minas Gerais, por Lei estadual do governo de Mato Grosso, é criado o município de Campo Grande:

Resolução n. 225, de 26 de agosto de 1899


Eleva à categoria de Vila a paróquia de Campo Grande.


O coronel Antônio Pedro de Barros, presidente do Estado de Mato Grosso.
Faço saber a todos os seus habitantes que a Assembléia Legislativa decretou e eu sancionei a seguinte resolução:


Art. 1º - É elevada à categoria de Vila a paróquia de Campo Grande, constituindo um município na comarca de Nioac.


Art. 2º - Revogam-se as disposições em contrário.


Mando, portanto, a todas as autoridades, a quem o conhecimento e execução da referida resolução pertencer que a cumpram e façam cumprir fielmente.
O secretário do Governo a faça imprimir, publicar e correr.


Palácio do Governo em Cuiabá, 26 de agosto de 1899. Undécimo da República.
Antônio Pedro Alves de Barros


Foi selada e publicada a presente resolução nesta secretaria do Governo em Cuiabá, aos 26 de agosto de 1899.


Secretário interino
José Magno da Silva Pereira.



Esta data passou a ser oficialmente o dia do aniversário da cidade, por iniciativa do intendente Rosário Congro, em 1919.




FONTE: J. Barbosa Rodrigues, História de Campo Grande, edição do autor, Campo Grande, 1980, página 79.




26 de agosto

1933 - Aberta a primeira exposição agropecuária de Campo Grande




Como principal atração dos festejos de 34° aniversário de emancipação política de Campo Grande é oficialmente aberta as 10 horas da manhã, a Feira de Amostras e Exposição Agro-Pecuária e Industrial. Nos lugares de honra, Leônidas de Matos, interventor do Estado de Mato Grosso, o coronel Newton Cavalcanti, comandante da Circunscrição Militar, o prefeito de Campo Grande Ytrio Correa da Costa e seus colegas de Cuiabá João Ponce de Arruda e Corumbá, coronel José Silvino da Costa. 

O evento ocorreu na área destinada à feira livre da cidade, onde seria construído 20 anos depois, o Mercadão Municipal e o espaço interno do Colégio Osvaldo Cruz. O discurso inaugural foi proferido pelo coronel Newton Cavalcanti, comandante militar do Estado e presidente da comissão de festejos do aniversário da cidade.

A comissão central da exposição foi presidida pelo coronel Newton Cavalcanti, tendo como integrantes o prefeito Ytrio Correa da Costa, coronel Teófilo Ribeiro da Fonseca, Pacífico de Siqueira, Eugênio Pinheiro e Argemiro Fialho. A comissão de pecuária, à frente o dr. Vespasiano Barbosa Martins, compôs-se dos seguintes integrantes: Dolor Ferreira de Andrade, Agripino Aires Coelho, Miguel de Oliveira Melo, capitão Valério Lacerda Guimarães, Francisco Torresão Fernandes, Moacir Rolim e tenente Adriano Metelo Júnior. A comissão de Indústria, Avicultura e Agricutura teve como presidente o ex-prefeito Arlindo de Andrade Gomes e Eduardo Machado, Joaquim Cantalice, Deusdedith de Carvalho, Augusto Wulfes e o tenente José Maria de Vasconcelos como seus integrantes.

Uma das grandes atrações da feira foi a participação da companhia Mate Larangeira, com um completo mostruário de seus produtos, comercializados no Brasil e no mercado internacional.



FONTE: Jornal do Commercio, em 26 de agosto de 1933.

FOTO: acervo do Arquivo Municipal de Campo Grande (Arca).

26 de agosto

1957 - Inaugurada a companhia telefônica de Campo Grande


Prefeito Marcilio, Governador Fernando, dona Nair Neder, Humberto e o advogadoPaulo Simões


Sucedendo ao velho e inoperante sistema telefônico a magneto, em funcionamento desde o final da década de 20, é inaugurada a Companhia Telefônica de Campo Grande. A concessionária do serviço, com capacidade para 10.000 terminais, era presidida pelo advogado Humberto Neder, tendo como sócios Michel Nasser, Gualter Mascarenhas Barbosa, Aikel Mansur e Etalívio Pereira Martins. 

O processo de implantação da rede começa com a construção da sede, na esquina das ruas Rui Barbosa e Maracaju. O prédio atualmente (2014) encontra-se em bom estado de conservação.A obra, imponente para a época, representava a solidez da companhia, que, com a venda de ações e dos postes na cidade viria a demorar cerca de quatro anos para funcionar. O equipamento foi comprado à Ericson na Suiça, pesava setenta toneladas e veio de navio até Corumbá.

A obra, grandiosa para meados do século XX, era apenas o começo de um projeto muito mais ambicioso, segundo Neder:

"A companhia inaugurou e demos início a uma fase de ampliação, e também de já tentar a instalação do serviço interurbano que era a nossa meta final. Como era previsível, nós nos dedicamos a ampliar os serviços locais e em outras cidades como Dourados, Ponta Porã, Três Lagoas, Maracaju. Onde nós não podíamos instalar um serviço local, nós instalávamos um posto de telefonia público para dali sair ou receber ligações telefônicas."

Ao ato de inauguração compareceram entre outros o prefeito Marcílio de Oliveira Lima, o governador João Ponce de Arruda e o ex-governador Fernando Correa da Costa.


FONTE: Cláudio Vilas Boas Soares, Humberto Neder o pioneiro das telecomunicações, FCMS, Campo Grande, 2010, página 86.

Nenhum comentário:

OBISPO MAIS FAMOSO DE MATO GROSSO

  22 de janeiro 1918 – Dom Aquino assume o governo do Estado Consequência de amplo acordo entre situação e oposição, depois da Caetanada, qu...