1866 - Taunay atravessa o rio Taquari em direção ao rio Negro
Barracão do engenheiros no acampamento do Coxim |
Guerra do Paraguai: a comissão de engenheiros da força expedicionária brasileira, estacionada em Coxim, atravessa o rio Taquari e inicia a exploração do trecho entre o acampamento e o rio Negro, segundo relato do cadete Taunay, um de seus integrantes:
Neste dia tratamos de ganhar a margem esquerda do Taquari com toda nossa bagagem que foi despachada tarde, seguindo depois viagem até o ribeirão Fortaleza; na margem esquerda daquele acampamos por já se tornarem necessários os nossos trabalhos. Bastante elevada em relação à margem oposta, apresentava ela um escoramento devido a efeitos erosivos das águas, de 25 palmos de altura, vedando a passagem mesmo a infantes.
Para logo vimos que mais de um dia teríamos de consumir nesse trabalho, à vista do grande corte que tínhamos a fazer, a fim de fornecer aterro para a parte escorada.
O resto da tarde foi dedicado ao encabamento da ferramenta. A chuva principiou a incomodar-nos.
FONTE: Taunay, Em Mato Grosso invadido, Edições Melhoramentos, S.Paulo, 1942, página 135.
26 de março
1929 - A primeira aterrissagem
Monomotor Blemm, de fabricação alemã, da ETA, Empresa de Transportes Aéreos, aterrissa
em Campo Grande, inaugurando o sistema aeroviário na cidade. “Este primeiro
avião aterrissou em uma pista construída a golpes de enxadão e a coragem, nas
proximidades da atual Praça Belmar Fidalgo, região que ficou conhecida como
Campo de Marte, nome inspirado no aeroporto da capital paulista”.¹
O fato é registrado pela imprensa nacional:
A Companhia de Transportes Aéreos, a E.T.A., mais
conhecida, promove hoje, como noticiamos, seu primeiro grande raid, fazendo
partir, pela manhã, o avião “Presidente Mário Correa”, com destino a Cuiabá.
São seus pilotos os aviadores Antonio Lisboa, brasileiro e Hans Gusy, alemão,
dois pilotos amestrados e conhecidos bastante em nossos centros de aviação pela
capacidade que têm demonstrado em todas as provas de que já participaram.
O “Presidente Mário Correa levantará voo no campo
de Manguinhos direto a São Paulo de onde atingirá outras etapas cuidadosamente
estudadas, Três Lagoas, Campo Grande e Corumbá e, finalmente, a capital mato-grossense.
O aparelho leve, tipo de passeio e de instrução,
ele possui duplo comando e está montado com um moto de 2 cilindros, força de 20
cavalos”.
A principal característica é que “o aparelho pode
ser desmontado para transporte em cinco minutos e novamente montado para
voar em dez minutos”.²
Este voo pioneiro foi uma verdadeira odisseia. Tendo deixado o Rio no dia 7 de março, antes de chegar a São Paulo, o avião, numa decolagem, atingiu uma rede elétrica em Mogy das Cruzes, danificando a hélice, as rodas e o trem de pouso. Em Três Lagoas, o piloto Hans Gusy foi abandonado por seu auxiliar e entre Corumbá e Cuiabá, sofreu uma pane e teve que fazer uma aterrissagem de emergência. No retorno, alguns meses depois, sofreu outra pane e fez outra aterrisagem forçada nas proximidades do forte Coimbra. E, para completar os imprevistos, terminou perdendo o prêmio de 20 contos de réis, oferecido pelo governo ao aviador que conseguisse completar a primeira aterrissagem em Cuiabá.
O primeiro voo comercial em Mato Grosso ocorreu em 16 de setembro de 1930, com a inauguração da linha da empresa Condor entre Cuiabá e Corumbá.
¹PAIS, Luiz Carlos, (artigo) Aviadores nos céus de Campo Grande, Correio
do Estado, Campo Grande, 11/01/2022, ²Correio da Manhã, Rio de Janeiro,
07/03/1929.
IMAGEM: desenho de Taunay. no livro acima,página 60.
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