sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

15 de março

15 de março

1865 - Criada a comissão de engenheiros da expedição brasileira

Por ato governamental é criada a comissão de engenheiros da expedição militar para Mato Grosso, que viveria o episódio da retirada da Laguna, celebrizada por um de seus membros, o tenente Alfredo Taunay.
Sob a chefia  do tenente-coronel João de Miranda da Silva Reis, a comissão era comissão compunha-se dos seguintes oficiais: capitão Antonio Florêncio Pereira do Lago; primeiros tenentes de engenharia Eduardo Barbosa e Joaquim Pinto Chichorro da Gama; tenente de estado-maior Catão Augusto dos Santos Roxo; segundo tenente de engenheiros João da Rocha Fragoso e o segundo tenente de artilharia Alfredo d'Esgragnole de Taunay.

FONTE: Taunay, Marcha das Forças, Melhoramentos, S.Paulo, 1928, página 7.


15 de março
1920 - Nasce em Campo Grande, Hércules Maymone





Filho de Ciriaco Maimone e Lidaiga Maimone, nasce em Campo Grande, Hércules Maimone. Formou-se em farmácia, pela Faculdade de Farmácia e Odontologia do Ceará, em 1946. Farmacêutico militar pela Escola de Saúde do Exército em 1950. Foi diretor da Faculdade de Farmácia e Odontologia de Mato Grosso (1963-66) e coordenador do curso de Farmácia e Bioquímica do Instituto de Ciências Biológicas de Campo Grande (1967/68). Professor titular de Farmacotécnica do curso de farmacêuticos bioquímicos do ICBCG, exerceu a Secretaria de Saúde na administração do prefeito Mendes Canale (1970/72) 22. Candidato a prefeito em 1972, perdeu a eleição para Levy Dias. Entre as homenagens recebidas de sua cidade, destaca-se o Colégio Hércules Maymone, um dos maiores de Campo Grande.


FONTE: Guia de Campo Grande sd página 8.



15 de março

1928 - Nasce em Coxim o compositor Zacarias Mourão



Nasce em Coxim, no norte do Estado, Zacarias dos Santos Mourão. Passou a infância em sua cidade natal, tornando-se coroinha coroinha ao lado do padre Chico, que o apelidou de Tió, nome de um pássaro. Sua vida é lembrada por sua filha Lígia Mourão:

Com 11 anos, Tió, acompanhado de Padre Chico - com quem se tornou coroinha, encontrou um arbusto de pé de cedro na beira do rio Coxim, durantes uma das várias caçadas que realizava em companhia do sacerdote.

O menino resolveu que iria contribuir para arborização da cidade e acabou plantando a árvore. Anos mais tarde, a atitude ecológica teve uma justificativa mais filosófica, como ele mesmo explicou à filha.

Teve um sentido porque ele havia conversado sobre Deus, sobre natureza... Ele queria arborizar do jeito que era o lugar mesmo. [...] Uma vez perguntei: "Porque o senhor plantou um pé de cedro? Ele respondeu que queria saber sobre a vida e que plantou o amor" (sic).

Zacarias queria ver a árvore vingar. Seria o resultado do amor que plantara. E o pé de cedro, como era esperado, cresceu. "Antes de conhecer Goiá papai voltou a Coxim para matar a saudade. Ele queria ver o pé de cedro. Quando chegou, abraçou o tronco e chorou. Foi quando escreveu a letra", disse Ligia Mourão.

Apesar de ter morado em Campo Grande, Petrópolis (RJ) e São Paulo, Zacarias Mourão nunca esqueceu sua amada Coxim e seu pé de cedro. 

Em 1959, aos 31 anos, Zacarias retorna à cidade sul-mato-grossense, visita o pé de cedro que havia plantado quando criança. De volta à capital paulista com a letra da música, sobre a árvore, já escrita. Foi quando pediu a Goiá, outro compositor, que musicasse a canção que viria a marcar sua carreira. Em sua obra destacam-se as guarânias e os rasqueados” da fronteira mato-grossense e paraguaia.

O Zacarias radialista, produtor, empresário, diretor de gravadora e compositor começa a surgir nesta época, no rádio, quando ele venceu um concurso de poesia na Rádio Bandeirantes e ganhou um programa para fazer. Também recebeu diversos prêmios no Festival de Música Sertaneja da Rádio Record de São Paulo.

Zacarias Mourão retornou ao Mato Grosso do Sul no ano de 1981, e passou a residir em Campo Grande, onde trabalhou na Assembleia Legislativa, sem, no entanto abandonar o meio artístico. Participou também como jurado do programa “Nossa Terra Nossa Gente”, que ia ao ar pela TV Campo Grande, além do programa "Porteira Velha" que apresentava na Rádio Cultura. Brigava constantemente pela valorização dos artistas regionais. Chegou a ser proprietário da ZN Produções.

Infelizmente, a vida de Zacarias Mourão foi interrompida na madrugada de uma terça-feira, em 23 de maio de 1989. O compositor, na época com 61 anos, foi encontrado morto dentro da casa que residia em Campo Grande. 

A morte trágica de Zacarias Mourão, fez com que o sonho de fazer a praça pública no lugar do pé-de-cedro passou a ser um desafio ainda maior para os amigos e familiares.  No local foi erguido um busto em homenagem ao compositor, o que deu início à construção do espaço público com o qual ele sempre sonhou.

FONTE: Rodrigo Teixeira, Os Pioneiros – A origem da música sertaneja em Mato Grosso do Sul, Fundo de Investimento Cultural, MS, Campo Grande, 2009.




15 de março

1934 - General defende a divisão


Presidente Getúlio Vargas e o general Góis Monteiro
Entrevista concedida ao Jornal do Comércio, de Campo Grande, pelo general Góis Monteiro, que viria a ser ministro da Guerra de Getúlio Vargas, destaca a idéia do militar sobre o movimento separatista do Sul: "O desejo de nova divisão territorial, manifestado por muitos mato-grossenses do Sul, para formar o Estado de Maracaju, não pode e nem deve ser encarado como anseios separatistas. Não se deve cogitar de separar, mas de demonstrar perante as autoridades federais competentes os motivos que levam parte da população de Mato Grosso a pleitear nova divisão do território deste grande estado, porque, em última análise, o desejo comum é contribuir para o progresso cada vez mais crescente do Brasil." 


FONTE: Pedro Valle, A DIVISÃO DE MATO GROSSO. Página 32.



15 de março

1951 - Manganês de Corumbá: empréstimo de 30 milhões de dólares

Notícia procedente de Washington confirma que "a direção do Banco de Importação e Exportação dos Estados Unidos (Bank of Import and Export) autorizou a abertura de negociações pelas quais a instituição financeira concederá ao Brasil um empréstimo de 30 milhões de dólares", destinado ao desenvolvimento e exploração das jazidas de manganês situadas em Corumbá. 

"A exploração dessas jazidas de manganês - segundo o informe - será confiada a uma corporação, da qual a conhecida empresa norte americana Ussteel deterá 49% dos respectivos capitais, sendo os restantes 51% de interesse brasileiro, em sua maior parte dos proprietários dos terrenos em que se encontram as jazidas do precioso mineral".

O interesse dos Estados Unidos em investir no manganês brasileiro deu-se em virtude da suspensão pela União Soviética, até então responsável pelo fornecimento da commoditie à indústria americana. 

A notícia foi dada pelo presidente do banco, Herbert Gaston, durante palestra no Comitê de Verbas da Câmara dos Representantes. 


FONTE Correio Paulistano, 15 de março de 1951




15 de março

1970 - Fragelli toma posse no governo do Estado


Início da construção do estádio Verdão, principal obra do governo Fragelli
Nomeado pelo regime militar, com referendo da Assembléia Legislativa, toma posse, o ex-deputado José Frageli. Em seu discurso de posse, além de traçar loas à ditadura, a qual chamou de revolução, defendeu o AI-5, o maior excremento do movimento armado de 64:
"O compromisso que acabo de assumir transcende, pelo enunciado de seu texto, e ainda mais pelo seu espírito e a importância do momento, a área física e política do nosso Estado. Contraí obrigações certas e impostergáveis, como mandatário do povo, para com Mato Grosso e o Brasil e para com o regime. Regime que se instalou no país em circunstâncias históricas, desde que os destinos da nacionalidade estavam em jogo. A subversão de cúpula, aliada à subversão de base, ameaçava os fundamentos da Nação e a sua própria soberania. A corrupção - outro fator de desagregação social e de decomposição do poder político - aumentava os riscos. Tanto existiam a ameaça e o vício que não bastou para extirpá-los o movimento de 31 de março; foi necessária a Revolução de 13 de dezembro de 1968. Com ela o movimento ganhou força e impulso de instituição, isto de coisa que veio para ficar." 
Divisionista, Fragelli em seu governo frustrou a ideia, ao promover um governo altamente integracionista. Durante sua gestão não se tocou em separação do Estado, que viria a se concretizar apenas no final do mandato de seu sucessor, o representante nortista, José Garcia Neto.




FONTE: Rubens de Mendonça, Historia do Poder Legislativo de Mato Grosso, Assembleia Legislativa, Cuiabá, 1957. Página 557.




15 de março

1983 - MS tem primeiro governador eleito


Wilson Martins agride Pedrossian (à sua direita) em seu discurso de posse

Toma posse Wilson Barbosa Martins do PMDB. Vitorioso na eleição de 15 de novembro de 1982 pelo PMDB, recebeu o governo de seu principal adversário, Pedro Pedrossian, nomeado para o cargo há dois anos, pelo presidente general Figueiredo. Na ocasião o governador empossado fez um discurso considerado agressivo ao seu antecessor.




Nenhum comentário:

OBISPO MAIS FAMOSO DE MATO GROSSO

  22 de janeiro 1918 – Dom Aquino assume o governo do Estado Consequência de amplo acordo entre situação e oposição, depois da Caetanada, qu...