1852 - Melgaço comunica final de exploração da lagoa Uberaba
Havendo explorado a lagoa Uberaba em Corumbá em 1847 e 1848, Leverger, o barão de Melgaço, encaminha relatório ao conselheiro Duarte da Ponte Ribeiro:
O terreno que borda a lagoa Uberaba (com exceção de alguns pequenos outeiros perto do Paraguai) é tão uniformemente baixo e raso que em distância de menos de légua não se percebe a linha que o divide das águas:o que deu lugar ao Conde de Castelnau escrever que a dita lagoa tinha pelo menos 25 léguas de extensão, sendo que o seu maior diâmetro nas grandes enchentes não passa de três léguas, como o reconheceram em 1786 os comissários vindos para a demarcação de 1777; estando as águas em estado médio de elevação não chega o mesmo diâmetro a légua e meia, fato averiguado por mim que circundei a dita lagoa há quatro anos. Nesta exploração, a que procedi com todo cuidado, não pude descobrir que ali afluisse curso d'água algum permanente e navegável.
FONTE: Barão de Melgaço, Vias de comunicação de Matto-Grosso, Edições UFMT, Cuiabá, 1975, página 39
16 de março
1911 - Nomeado o primeiro juiz de direito de Campo Grande
Decreto no. 277, do governador Pedro Celestino Correa da Costa, remove da comarca de Nioaque para a de Campo Grande, o advogado pernambucano Arlindo de Andrade Gomes, o primeiro juiz de direito desta cidade. A posse do magistrado aconteceria a 12 de maio, com a instalação oficial da nova comarca.
Permaneceu no cargo por apenas 50 dias, quando abandonou a magistratura para dedicar-se à advocacia e ao jornalismo. Na política, chegou à intendente geral (prefeito) de Campo Grande, sendo de sua autoria o mais completo código de posturas do município.
FONTE: Paulo Coelho Machado, A Rua Velha, Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 1990. Página 186
16 de março
1952 - Inaugurada a primeira emissora de Aquidauana
Entra no ar em caráter definitivo a Rádio Difusora, a primeira estação de rádio da cidade:
Com o prefixo ZYX-20, a emissora funcionou em ondas longas e teve como primeiro diretor o conhecido homem de imprensa, Elídio Teles de Oliveira, antigo diretor do Jornal do Sul.
A emissora funcionou inicialmente das 9 às 11, das 15 as 17 e das 19 as 22 horas, na frequência de 1.330 kilociclos, 226,25 metros, com 250 wats de força.
FONTE: O Estado de Mato Grosso (Cuiabá), 18/03/1952.
Nenhum comentário:
Postar um comentário