1752 - Fundada a primeira capital de Mato Grosso
Às margens do rio Guaporé é lido o alvará do rei de Portugal, mandando ao primeiro governador da capitania de Mato Grosso e Cuiabá, Rolim de Moura, erigir uma vila para instalação da capital. "E logo pelo dito Ilustríssimo e Excelentíssimo Senhor Governador e Capitão Geral foi declarado que a dita nova vila teria o nome de Vila Bela da Santíssima Trindade a quem dedicaria a Igreja Matriz dela; que em reverência da mesma trindade santíssima simbolicamente teria por armas em meio de um escudo branco com dois círculos, um encarnado e outro azul, uma ave com corpo e cabeça do meio de águia, a do lado esquerdo de pomba e a do lado direito de pelicano ferindo o peito; e que estas mesmas armas poria a Câmara no seu estandarte por detrás das armas reais, enquanto sua majestade não mandasse o contrário".
Somente em 8 de agosto de 1835, a capital seria oficialmente mudada para Cuiabá, primeira cidade do Estado.
FONTE: Virgílio Correa Filho, História de Mato Grosso, Fundação Julio Campos, Varzea Grande, 1994, página 357.
FOTO: Ruínas de Vila Bela da Santíssima Trindade, a primeira capital de Mato Grosso
19 de março
1825 - Nasce em Minas Gerais José Antônio Pereira
Igreja do Rosário, em Barbacena, dos tempos de José Antonio Pereira |
Filho de Manoel Antônio Pereira e Francisca de Jesus Pereira, nasce em Barbacena, Minas Gerais, José Antonio Pereira, o fundador de Campo Grande.
"Descende dos Pereira - segundo seu biógrafo - portugueses que se transferiram para o Brasil, cujas histórias se perderam nos séculos que se seguiram ao descobrimento de nossa Pátria. Já moço, muda-se para São João Del-Rei (originado do Arraial Novo de Nossa Senhora do Pilar), e se casa com a jovem Maria Carolina de Oliveira". Em meados do século XIX muda-se com a família para o povoado de São Francisco das Chagas do Monte Alegre.
Em 21 de junho de 1872, José Antonio Pereira, com pequena comitiva acampa na confluência dos dois córregos que formam o rio Anhanduizinho (hoje Prosa e Segredo) e em 14 de agosto de 1875, inicia a ocupação das terras, instalando-se definitivamente no local onde surgiria o promissor arraial dos mineiros, batizado por ele como Santo Antonio de Campo Grande.
FONTE: Barsanulfo Pereira, História da fundação de Campo Grande, edição do autor, Campo Grande, 2001, página 69.
Nenhum comentário:
Postar um comentário