segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

30 de Junho

30 de junho

1876 - Frei Mariano liberta escrava por um conto de réis


Escravo liberto, vendedor ambulante


Frei Mariano de Bagnaia, pároco de Corumbá, liberta sua escrava Margarida, mediante indenização, de acordo com a seguinte carta de alforria:

Título de liberdade concedido pelo Reverendo Frei Mariano de Bagnaia a sua escrava de nome Margarida, como abaixo se declara: Por esta que vai por mim assinada concedo plena liberdade à escrava Margarida mediante a indenização de um conto de réis, havendo a comprado em Cuiabá por dois contos de réis - Declaro em consciência, e ante Deus que a este ato não me leva nem dever, e nem interesse de qualidade alguma, nem mesmo o serviço da agraciada, mas somente o espírito de beneficência, e o Evangelho que aconselha pagar o mal com benefício. Resta que a agraciada se comporte como boa cristã e Deus a abençoe. Corumbá, 30 de junho de mil oitocentos setenta e seis - O Pregador Imperial Frei Mariano de Bagnaia. Nada mais se continha com o dito título que bem e fielmente aqui fica copiado do próprio original, em mão e poder d'agraciada apresentante, de que dou fé. Corumbá, oito de julho de mil oitocentos setenta e seis. Eu, Paulinho José Soares das Neves, segundo tabelião de notas que escrevi, subscrevi, conferi e assino em público e vas (sic) de que uso.  


FONTE: Arquivo Público Estadual, "Como se de ventre livre fosse...", Campo Grande, 1994, página 57.
 

Nenhum comentário:

OBISPO MAIS FAMOSO DE MATO GROSSO

  22 de janeiro 1918 – Dom Aquino assume o governo do Estado Consequência de amplo acordo entre situação e oposição, depois da Caetanada, qu...