sábado, 5 de fevereiro de 2011

30 de março

30 de março

1934 - Fundado em Campo o centro espírita Fé e Caridade 

Em ofício enviado ao Jornal do Comércio, a primeira diretoria do Centro Espírita Fé e Caridade, de Campo Grande, anuncia o início de suas atividades:

Tenho o prazer de levar ao conhecimento de V.S. que acaba de ser fundado nesta cidade o Centro Espírita "Fé e Caridade", já se achando os seus estatutos devidamente legalizados.

Este Centro está realizando duas ordens de sessões: uma para estudo e elucidação de todas as obras esclarecedoras, às terças-feiras; outra para obtenção e pesquisa dos fenômenos espíritas e suas aplicações morais e científicas. A primeira destas sessões inicia-se às 19 horas do dia indicado, funcionando provisoriamente à rua 13 de Maio, n° 828.

A Diretoria organizadora do Centro Espírita "Fé e Caridade" está assim constituída: Presidente, Serafim de Gusmão; vice-presidente, Cipriano F. Carvalho; 1° secretário, José Dias de Carvalho; 2ª secretária Francelina da Silva Figueiredo; tesoureiro, Antonio F. Carvalho; e bibliotecária, Eglantina Alves Taveira.

Como é fácil de prever, a criação deste Centro, que tão necessária se fazia numa cidade culta como Campo Grande, conduzirá à verdadeira compreensão e prática do Espiritismo entre nós.

Saúdo a V. S.

Campo Grande, 30 de março de 1934.

Pelo Centro Espírita "Fé e Caridade",

João Dias de Carvalho

1° Secretário


FONTE: Jornal do Comércio (Campo Grande) 3 de abril de 1934.



30 de março

1961 - Presidente descansa no Estado



Prefeito Wilson Martins e o presidente Jânio Quadros, uma amizade antiga


Passou por Campo Grande o presidente Jânio Quadros. Esteve na fazenda Miranda Estância até o dia 3 de abril, aproveitando os dias da Semana Santa para descansar. Sua passagem pela cidade foi rápida e de surpresa, o tempo suficiente para trocar de aeronave e algum curioso avisar à imprensa e, provavelmente ao prefeito Wilson Barbosa Martins, amigo pessoal do presidente, que no seu retorno a Brasília, esperava-o no aeroporto, onde conseguiu audiência para tratar de assuntos de interesse do município.

Na ocasião, Wilson entregou ao presidente uma cópia de sua exposição sobre os principais problemas municipais, apresentada em recente reunião de prefeitos do Estado, destacando-se os de água e esgoto. O presidente fazia-se acompanhar da primeira-dama Eloá Quadros e do brigadeiro Faria Lima. 



FONTE: Jornal do Comércio, Campo Grande, 30/03 e 04/04/1961

FOTO: extraída do livro biográfico de Wilson Barbosa Martins.

Nenhum comentário:

OBISPO MAIS FAMOSO DE MATO GROSSO

  22 de janeiro 1918 – Dom Aquino assume o governo do Estado Consequência de amplo acordo entre situação e oposição, depois da Caetanada, qu...