domingo, 6 de fevereiro de 2011

4 de abril

4 de abril

1912 – Criada a paróquia de Campo Grande



Igreja de Santo Antonio de Campo Grande, em 1922.

D. Cyrilo de Paula Freitas, bispo de Corumbá, ascende à paróquia a capela de Santo Antônio de Campo Grande, com os limites dilatados a Camapuã e Bataguassu. O primeiro pároco foi o padre diocesano, José Joaquim de Miranda, que por sua “afeição aos assuntos da política local é destituído do cargo, ao qual não abdica. Apenas deixa a paróquia quando, em 16 de julho 1916, é assassinado por um grupo de pistoleiros em sua própria casa.”
O primeiro pároco, José Joaquim de Miranda foi substituído na direção da paróquia pelo padre Mariano
 João Alves.



FONTE: Cleonice Gardin, Campo Grande, entre o sagrado e o profano, Editora da UFMS, Campo Grande, 1999, página 107.


4 de abril
1967 – Arena 1 rompe com Pedrossian



Prenunciando a crise que redundaria em malogrado processo de impeachment contra o governador Pedro Pedrossian, a Arena 1, sub-legenda do partido governista, publica nota oficial rempendo com o seu governo. Integravam a sub-legenda arenista os deputados: Sebastião Cunha, Nunes Rocha, Reinaldo Moraes, Nelson Ramos, Alexandrino Marques, Oscar Soares, Augusto Mario, Celso Amaral, João de Paula (foto), Oliveira Lima e Ubaldo Barém. Compunham a Arena 2, ligada ao governador os deputados Afro Stefanini, Cacildo Hugueney, Emanuel Pinheiro, Renê Barbour, Reinaldo Moraes, Tomaz de Aquino e Waldomiro Gonçalves. 


FONTE: Rubens de Mendonça, História do Poder Legislativo de Mato Grosso (II), Assembléia Legislativa, Cuiabá, 1967. Páginas 321 e 321.






4 de abril

2014 - Tombada a ponte Eurico Gaspar Dutra



Ponte Eurico Gaspar Dutra, em construção

Inaugurada há 65 anos é homologado o tombamento da ponte ferroviária Eurico Gaspar Dutra, sobre o rio Paraguai. "Muito mais do que a porta aberta para o escoamento dos produtos vindos da Bolívia para o Brasil, a ponte Eurico Gaspar Dutra - segundo a jornalista Ana Carolina Monteiro - é a conexão entre o atraso e a civilização, entre os séculos 19 e 20, por cima do rio Paraguai. Assim como toda a história da construção da ponte Eurico Gaspar Dutra, os números relacionados a ela também são impressionantes para uma obra do início do século 20, executada em uma região de difícil acesso".

A ponte tem 2.000 metros de comprimento, 112 metros de altura no vão central, até 10 metros de largura. Em sua construção foram ocupados cerca de
2.100 operários, que, em quase dez anos de trabalho ininterrupto, manipularam 25,1 mil mil metros cúbicos de concreto armado, com 2.600 toneladas de aço e cerca de 27 quilômetros de estacas variadas.

FONTE: Ana Carolina Monteiro, Correio do Estado, 8 de abril de 2014.

Nenhum comentário:

OBISPO MAIS FAMOSO DE MATO GROSSO

  22 de janeiro 1918 – Dom Aquino assume o governo do Estado Consequência de amplo acordo entre situação e oposição, depois da Caetanada, qu...