segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

19 de abril

19 de abril

1867 – Primeiro confronto com tropas paraguaias 



Na vanguarda da coluna brasileira, dois dias após deixar a colônia militar de Miranda rumo ao Apa, o Batalhão 21 de Infantaria, sob o comando do major José Tomás Gonçalves (foto), faz seu primeiro ataque aos paraguaios. Sobre a ação, o comandante do batalhão, fez o seguinte registro:

...pouco distante do acampamento avistamos uma força inimiga, pouco mais ou menos de 60 a 80 cavaleiros, os quais, oferecendo linha de guerrilha, retiraram-se na nossa frente, em vista da marcha que levou o batalhão; ao passar uma pequena ponte que tem no córrego do Taquaruçu, mandei fazer a vanguarda do Batalhão por uma força de dezesseis atiradores comandados pelo alferes de comissão Sinfrônio dos Santos Ribas, a qual tendo passado em seguida do inimigo, que apresentou de novo uma linha de guerrilha na colina em frente do passo, fez-lhe esta uma descarga, do que resultou cair imediatamente um, disparando o cavalo que outros foram pegar, tendo neste ínterim os companheiros posto o ferido na garupa; e continuando o Batalhão na marcha acelerada,ouvi o toque de alto que V.Ex. tinha mandado fazer para poder consertar a dita ponte, a fim de passar a Artilharia: a esse toque de alto, os inimigos, vendo que não temos cavalaria, também pararam e se puseram a dar pasto aos cavalos, sempre em distância em que não poderiam ser ofendidos pela infantaria; logo que a Artilharia passou foram por esta feitos 3 tiros, que os disparou e saíram em debandada.



FONTE: Taunay, A Retirada da Laguna, 14ª edição, Edições Melhoramentos, S.Paulo, 1942. Página 150.


19 de abril

1953 - Inaugurada a estação ferroviária de Ponta Porã




É oficialmente inaugurado o ramal da Estrada de Ferro Noroeste ligando Campo Grande a Ponta Porã. "Com a chegada dos trilhos - relembra Pedro Ângelo da Rosa- começaram a chegar as levas de agricultores procedentes dos Estados do Norte do país, que se dirigiram, na quase totalidade, ao município de Dourados, dedicando-se ao trabalho nas colônias ali existentes, razão pela qual aquele município se tornou em breve tempo um dos mais ricos e populosos do Sul de Mato Grosso, nos dias de hoje".

O ramal que saia da estação Indubrasil em Campo Grande chegou a Maracaju em 1944 e a Itahum (município de Dourados) em 1949. Foi desativado em 1996 com a privatização da Rede Ferroviária Federal.


FONTE: Pedro Ângelo da Rosa, Resenha Histórica de Mato Grosso (Fronteira com o Paraguai), Livraria Ruy Barbosa, Campo Grande,1962, página 90. 
FOTO: Li Ribeiro

Um comentário:

Gilberto disse...

Presto aqui minhas sinceras homenagens a esses valorosos soldados brasileiros, que num passado bem distante e com o sacrifício de suas vidas, defenderam a nossa nação perante a sanha invasora do inimigo!

OBISPO MAIS FAMOSO DE MATO GROSSO

  22 de janeiro 1918 – Dom Aquino assume o governo do Estado Consequência de amplo acordo entre situação e oposição, depois da Caetanada, qu...