sábado, 19 de fevereiro de 2011

7 de junho

7 de junho


1861 – Nasce Joaquim Augusto da Costa Marques


Filho de Poconé, Costa Marques fez o primário em sua cidade e o secundário em Cuiabá. Em 1891, bacharela-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito de São Paulo e volta para Mato Grosso, instalando-se em São Luiz de Cáceres. Na política, filia-se ao antigo partido nacional, mais tarde democrata, participa ativamente do movimento que derrubou o presidente Manuel Murtinho, em 1892. Em 1899, com a cisão do Partido Republicano, adere à liderança do coronel Generoso Ponce.

“Sempre solidário com o povo de sua terra nas suas memoráveis reivindicações – lembra Nilo Póvoas – não hesitou em participar do movimento revolucionário de 1906, tendo comandado uma brigada de que se compunha o Exército Libertador que pôs cerco à capital matogrossense, fazendo ruir por terra o despotismo do coronel Antônio Paes de Barros.”


Deputado federal, elegeu-se governador em sucessão ao coronel Pedro Celestino Correa da Costa. Governou de 1911 a 1915. Foi o primeiro governante estadual a visitar Campo Grande, em 11 de outubro de 1912. Em sua homenagem a municipalidade colocou o seu nome na principal praça da cidade, atualmente praça do Imigrantes, no final da rua 26 de Agosto. Faleceu em Cáceres a 2 de dezembro de 1939. 



FONTE: Nilo Póvoas, Galeria dos varões ilustres de Mato Grosso, Fundação EStadual de Cultura, Cuiabá, 1978. Página 95.





7 de junho

1883 - Nioaque ganha sua primeira escola pública e retoma nome original



Resolução nº 612, do governador Barão de Batovi, da província de Mato Grosso, devolve o nome original da vila e cria a primeira escola de Nioaque:

"Art. 1º - A freguesia de Levergeria, criada pela lei provincial n. 606 de 24 de maio de 1877, se denominará d’ora em diante – freguesia de Santa Rita de Nioaque.

Art. 2° - Fica criada uma cadeira de instrução primária para ambos os sexos na mesma freguesia.

Art. 3° - O professor nomeado para reger a mesma cadeira perceberá o ordenado anual de 600$000 réis e a gratificação de 200$000, revogadas as disposições em contrário.

Mando portanto, a todas as autoridades a quem o conhecimento e a execução da referida lei pertencer, que a cumpram e façam cumprir tão inteiramente como nela se contém. O secretário da província a faça imprimir, publicar e correr. Cuiabá, aos sete dias do mês de junho de 1883, 62° da independência e do império.

Barão de Batovi".

 


7 de junho


1964Americanos em Urubupungá



Lincoln Gordon (de óculos escuros) vistoria obras de Jupiá com o governador
Fernando Correa da Costa, o primeiro à esquerda
Durante visita ao Estado, o embaixador americano Lincoln Gordon esteve em Cuiabá, Corumbá, Campo Grande e Dourados, encerrando a viagem no dia 7 com visita às obras de Urubupungá. No dia 5, o diplomata assinou com o governador Fernando Correa da Costa, convênio de financiamento da Aliança para o Progresso ao Plano de Eletrificação de Mato Grosso no valor de US$ 6.230.000,00. Em Jupiá, acompanhados do governador e do ministro Roberto Campos, do Planejamento, os americanos percorreram as obras da usina de Urubupungá, “sendo então informados de que o cronograma vem sendo cumprido, de forma que as primeiras unidades poderão iniciar a produção de eletricidade em princípios de 1967".

A usina de Jupiá entrou em funcionamento em 14 de abril de 1969.



FONTE: Revista Brasil-Oeste, n° 94. Página 42.

Nenhum comentário:

OBISPO MAIS FAMOSO DE MATO GROSSO

  22 de janeiro 1918 – Dom Aquino assume o governo do Estado Consequência de amplo acordo entre situação e oposição, depois da Caetanada, qu...