segunda-feira, 14 de outubro de 2013

29 de novembro

29 de novembro

 
1910 – Nasce em Nioaque, Waldir dos Santos Pereira




Filho de Eduardo dos Santos Pereira e Blanche dos Santos Pereira, nasce em Nioaque, Waldir dos Santos Pereira. Chegou a Campo Grande com 32 dias de vida, no dia 1° de janeiro de 1911. Fez as primeiras letras no Instituto Pestalozzi, do diretor Henrique Correa da Costa. Concluiu o curso ginasial em São Paulo e foi estudar Medicina na Bahia, onde ficou até o quarto ano, transferindo-se em 1932 para o Rio de Janeiro. Nesse ano com o falecimento do irmão, que substituía o pai no cartório de propriedade da família, abandonou os estudos para ser tabelião substituto.

Desportista, ajudou a fundar a LEMA (Liga Esportiva Municipal de Amadores) e a LEMC (Liga Esportiva Municipal Campo-Grandense), em 1932, da qual foi presidente durante dois anos. 


Em 1947 entra na política, elegendo-se deputado estadual constituinte. Foi presidente da Assembléia Legislativa. No governo, foi chefe da Casa Civil da primeira administração de Pedro Pedrossian, Secretário de Administração do prefeito de Campo Grande, Mendes Canale em suas duas gestões e Secretário de Administração do governo Marcelo Miranda.


Aposentou-se como ministro do Tribunal de Contas em Cuiabá, em 1969. Faleceu em 2002 aos 90 anos. 



FONTE:  Maria da Glória Sá Rosa, Deus quer, o Homem Sonha, a Cidade Nasce, Funcesp, Campo Grande, 1999, página 38

Nenhum comentário:

OBISPO MAIS FAMOSO DE MATO GROSSO

  22 de janeiro 1918 – Dom Aquino assume o governo do Estado Consequência de amplo acordo entre situação e oposição, depois da Caetanada, qu...