segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

23 de maio

23 de maio


1892 Jango Mascarenhas às portas de Nioaque


Quartel general do Exército Brasileiro em Nioaque
Forças de resistência ao golpe militar contra o presidente Manoel Murtinho, baixam a serra de Amambaí e acampam à margem esquerda do rio Nioaque duas léguas da vila. Miguel A. Palermo, o secretário do comandante, faz as contas:
“Em Ponta Porã tinham deixado um destacamento de quarenta homens e em Bela Vista outro tanto.
Trinta patriotas estavam encarregados de vigiar uma cavalhada de reserva e trinta e cinco faziam o serviço de fornecimento de gado.
Os presentes chamados eram 783 e, tendo seguido uma eleição em toda ordem, dividiram-se em três regimentos,” com os seguintes comandantes: 1º Regimento, tenente-coronel João Rodrigues Sampaio; 2º Regimento, tenente-coronel João Luis da Fonseca Moraes; e terceiro, Atanásio de Almeida Melo. Para o comando geral foram eleitos o coronel Jango Mascarenhas; tenente-coronel do estado-maior Antônio Inácio de Trindade; capitão-ajudante Joaquim Augusto de Oliveira César, capitão-secretário Miguel A. Palermo. 



FONTE: Miguel A. Palermo, Nioaque, evolução histórica e revolução de Mato Grosso, Tribunal de Justiça, Campo Grande, 1992, página 55.




23 de maio



1927 Nasce Harry Amorim Costa





Filho de José Z. Costa e de Araci Amorim Costa, nasce em Cruz Alta, no Rio Grande do Sul, Harry Amorim Costa. Formado em engenharia civil em 1951, pela Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Em 1974 assumiu a direção geral do DNOS, Departamento Nacional de Obras de Saneamento, de onde saiu para exercer o cargo de primeiro governador nomeado do Estado de Mato Grosso do Sul, que o exerceu por apenas seis meses (de janeiro a julho de 1979), quando foi exonerado e substituído pelo prefeito de Campo Grande, Marcelo Miranda.

Em 1982 elegeu-se deputado federal pelo PMDB. Em 1987 é nomeado secretário de Meio Ambiente do governo Marcelo Miranda. Morreu em acidente automobilístico, em 1988.


O presídio de segurança máxima de Dourados tem o seu nome.



FONTE: Wikipédia.


23 de maio

1989 - Morre Zacarias Mourão, o autor do Pé de Cedro



Nascido a 15 de março de 1928, em Coxim, é assassinado em Campo Grande, o compositor Zacarias Mourão. Filho de José dos Santos Mourão e Cantemira Terra Mourão, aos 11 anos de idade - relata João Ferreira Neto - "teve que trocar sua Coxim por um seminário em Petrópolis no Estado do Rio de Janeiro, fato que o marcou. Foi quanto teve a ideia de deixar  algo que o lembrasse. Assim surgiu no quintal da casa dos padres, onde Zacarias morava com o padre Chico, um 'pequeno arbusto' que cravou suas raízes no solo de Coxim, cresceu e tornou-se o nosso famoso - pé de cedro."

Em São Paulo, na década de 50, entrou para a polícia rodoviária estadual e formou-se em jornalismo pela Fundação Casper Líbero, vindo a consagrar-se em todo o Brasil como compositor de várias músicas sertanejas, sendo a mais conhecida delas o clássico Pé de Cedro, em parceria com Goiá, gravado originalmente por Tibagi e Miltinho. 

Sua morte não foi devidamente esclarecida.


FONTE: João Ferreira Neto, Raízes de Coxim, Editora UFMS, Campo Grande, 2004, página 247.

FOTO: Zacarias com o Duo Estrela Dalva

Nenhum comentário:

OBISPO MAIS FAMOSO DE MATO GROSSO

  22 de janeiro 1918 – Dom Aquino assume o governo do Estado Consequência de amplo acordo entre situação e oposição, depois da Caetanada, qu...