sexta-feira, 4 de março de 2011

21 de julho

21 de julho


1915Município doa praça à igreja


O intendente geral de Campo Grande sanciona deliberação legislativa, concedendo área para construção da matriz de Santo Antonio e Nossa Senhora da Abadia:

O cidadão Fernando Novais, 1º vice-intendente, em exercício, deste município de Campo Grande, de acordo com a deliberação da Câmara Municipal, de 20 de maio do corrente ano, concede por aforamento perpétuo, a título de patrimônio ao senhor Santo Antonio e Nossa Senhora da Abadia, o terreno urbano sito nesta vila, à praça da República, com a área de 19.200 metros quadrados, tendo 160 m de frente por 120 m de fundo, e limitando: ao norte, com a rua Barão do Rio Branco, ao sul, com a avenida Marechal Hermes [atual avenida Afonso Pena], ao nascente, com a rua 15 de Agosto [atual Padre João Cripa], e ao poente, com a rua Pedro Celestino, a fim de, no mesmo terreno, ser construída a igreja destinada ao Santuário dos Santos referidos; devendo a comissão, ou quem suas vezes fizer, antes de construir o aludido templo, submeter a planta em duplicata, com todos os detalhes necessários à consideração desta Intendência. Em firmeza do que, foi passado na Secretaria da Câmara o presente título, que vai por mim datado e assinado. Campo Grande, 21 de julho de 1915, Fernando Novais.

 

FONTE: Cleonice Gardin, Campo Grande entre o profano e o sagrado, Editora UFMS, Campo Grande, 1999, página 109.






21 de julho


1932Circula a primeira edição do Diário Oficial



O Diário Oficial circulou durante o período da guerra civil

Instalado o governo de Vespasiano Martins, chefe civil da revolução constitucionalista de São Paulo, em Mato Grosso, passa a circular o Diário Oficial do Estado, dividido pelas armas. Seu diretor foi Francisco Bianco Filho e sua impressão foi feita nas oficinas do Jornal do Comércio. Nesta sua primeira edição, segundo Demosthenes Martins, a fim de desfazer as notícias propaladas no Norte, em relação aos objetivos separatistas do Sul do Estado, Vespasiano fez a seguinte

Proclamação ao Povo do Norte do Estado.
Ciente de correr aí que o movimento do Sul é regional contra o Norte, venho declarar-lhe não ser verdadeiro o que se afirma.


Batemo-nos com os nossos irmãos de São Paulo, Rio Grande e Minas pela volta do país ao regime da Lei. Não temos e não devemos ter questões regionais; batemo-nos pelo Brasil unido e livre. 


Apelo para o sentimento desse altivo povo do Norte a fim de cerrar fileiras ao nosso lado, e caminharmos pela larga estrada da liberdade.


a) Dr. Vespasiano Martins
Interventor Federal de Mato Grosso.





FONTE: Demósthenes Martins, Poeira da Jornada, edição do autor, Campo Grande, 1980, página 109.



21 de setembro

1941 - Brasil importa equipamentos para ferrovia Brasil-Bolivia 

Retornando dos Estados Unidos, onde foi acompanhar o embarque de material para continuação da Estrada Brasil-Bolívia, o engenheiro Álvaro Correa de Oliveira, enviado especial da Comissão Mista Brasileiro-Boliviana com esta missão, fala à imprensa em Salvador, sua primeira escala no Brasil:

"Retorno dos Estados Unidos, onde fui ao desempenho de missão da Estrada de Ferro Brasil-Bolívia, concernente ao recebimento do material para a mesma ferrovia, que foi objeto de concorrência pública em La Paz, capital da Bolívia. Este material, composto de quatro locomotivas do tipo Mossul, com doze toneladas por eixo; 90 vagões para a lotação de 30 toneladas; 2 carros para inspeção; 23.300 toneladas de trilhos de aço com o peso 32,240 gramas por metro, com 12 metros de comprimento e compreendendo 360 quilômetros de via, num valor total de cerca de 43 mil contos, irá por via marítima e fluvial, até o porto de Corumbá. Dele só falta ser entregue dos trilhos, o que se dará ainda este mês. As locomotivas e vagões são entregues desmontadas e sua montagem será executada em Ladário, onde a comissão já tem instalada uma oficina devidamente aparelhada".

Com relação ao estágio da obra, o engenheiro adiantou que já haviam sido assentados 80 quilômetros de trilhos, "estendendo-se os trabalhos já até São José de Chiquitos, no quilômetro 400. Há, tanto por parte dos técnicos como por parte dos auxiliares, quer da Bolívia, quer do Brasil, o mais harmônico entusiasmo pela grande obra, não se medindo esforços nem sacrifícios para colaborar com aquele que descortino, sábia orientação técnica e atividade pouco comum chefia a referida comissão".

FONTE: Correio Paulistano, 22/07/1941.

Nenhum comentário:

OBISPO MAIS FAMOSO DE MATO GROSSO

  22 de janeiro 1918 – Dom Aquino assume o governo do Estado Consequência de amplo acordo entre situação e oposição, depois da Caetanada, qu...