1915 – Município doa praça à igreja
O intendente geral de Campo Grande sanciona deliberação legislativa, concedendo área para construção da matriz de Santo Antonio e Nossa Senhora da Abadia:
O cidadão Fernando Novais, 1º vice-intendente, em exercício, deste município de Campo Grande, de acordo com a deliberação da Câmara Municipal, de 20 de maio do corrente ano, concede por aforamento perpétuo, a título de patrimônio ao senhor Santo Antonio e Nossa Senhora da Abadia, o terreno urbano sito nesta vila, à praça da República, com a área de
FONTE: Cleonice Gardin, Campo Grande entre o profano e o sagrado, Editora UFMS, Campo Grande, 1999, página 109.
21 de julho
1932 – Circula a primeira edição do Diário Oficial
O Diário Oficial circulou durante o período da guerra civil |
Instalado o governo de Vespasiano Martins, chefe civil da revolução constitucionalista de São Paulo,
Proclamação ao Povo do Norte do Estado.
Ciente de correr aí que o movimento do Sul é regional contra o Norte, venho declarar-lhe não ser verdadeiro o que se afirma.
Batemo-nos com os nossos irmãos de São Paulo, Rio Grande e Minas pela volta do país ao regime da Lei. Não temos e não devemos ter questões regionais; batemo-nos pelo Brasil unido e livre.
Apelo para o sentimento desse altivo povo do Norte a fim de cerrar fileiras ao nosso lado, e caminharmos pela larga estrada da liberdade.
a) Dr. Vespasiano Martins
Interventor Federal de Mato Grosso.
FONTE: Demósthenes Martins, Poeira da Jornada, edição do autor, Campo Grande, 1980, página 109.
21 de setembro
1941 - Brasil importa equipamentos para ferrovia Brasil-Bolivia
Retornando dos Estados Unidos, onde foi acompanhar o embarque de material para continuação da Estrada Brasil-Bolívia, o engenheiro Álvaro Correa de Oliveira, enviado especial da Comissão Mista Brasileiro-Boliviana com esta missão, fala à imprensa em Salvador, sua primeira escala no Brasil:
"Retorno dos Estados Unidos, onde fui ao desempenho de missão da Estrada de Ferro Brasil-Bolívia, concernente ao recebimento do material para a mesma ferrovia, que foi objeto de concorrência pública em La Paz, capital da Bolívia. Este material, composto de quatro locomotivas do tipo Mossul, com doze toneladas por eixo; 90 vagões para a lotação de 30 toneladas; 2 carros para inspeção; 23.300 toneladas de trilhos de aço com o peso 32,240 gramas por metro, com 12 metros de comprimento e compreendendo 360 quilômetros de via, num valor total de cerca de 43 mil contos, irá por via marítima e fluvial, até o porto de Corumbá. Dele só falta ser entregue dos trilhos, o que se dará ainda este mês. As locomotivas e vagões são entregues desmontadas e sua montagem será executada em Ladário, onde a comissão já tem instalada uma oficina devidamente aparelhada".
Com relação ao estágio da obra, o engenheiro adiantou que já haviam sido assentados 80 quilômetros de trilhos, "estendendo-se os trabalhos já até São José de Chiquitos, no quilômetro 400. Há, tanto por parte dos técnicos como por parte dos auxiliares, quer da Bolívia, quer do Brasil, o mais harmônico entusiasmo pela grande obra, não se medindo esforços nem sacrifícios para colaborar com aquele que descortino, sábia orientação técnica e atividade pouco comum chefia a referida comissão".
FONTE: Correio Paulistano, 22/07/1941.
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